sexta-feira, junho 30

Mungu ni Upendo


Ora aí está uma boa foto para logo deste blog!
Deus é mesmo AMOR! Nunca te esqueças!

quinta-feira, junho 29

Criada Comissão de ajuda ao continente africano

Kofi Annan, secretário geral da ONU, será o presidente.

Fornecer uma ajuda internacional a África e torná-la no alvo de maior atenção da política mundial serão os grandes objectivos da recém criada comissão de ajuda ao continente africano. Esta terá por presidente Kofi Annan, secretário-geral da ONU, mas poderá contar com a presença de Olesegum Obasanjo, presidente da Nigéria e de Bob Geldof, cantor britânico.

Segundo o Expresso África, o objectivo é “manter o perfil político internacional que a África atingiu em 2005” e para isso a comissão deverá elaborar um relatório anual para a ONU, mas também para o G8 e o Fórum de Parceria da África, entidades promotoras do desenvolvimento africano.
Fonte: Agência Ecclesia

Caridade de Angelina Jolie...


Caridade que até dá fama...

Um livro doado pela actriz norte-americana Angelina Jolie para ajudar os refugiados que vivem no Chile foi leiloado por 5.460 dólares (perto de 4.350 euros), informaram hoje os organizadores da venda.
Trata-se de um livro autografado pela atriz onde relata as suas viagens pelo mundo em visita a refugiados. Ela é, recorde-se, a embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Mais desenvolvimentos aqui.

Porém, questiono:

Porque é que uma famosa gasta e oferece um pouco da sua fortuna para ajudar os refugiados e logo tem todos os destaques da imprensa e câmaras a si direcionadas? E, pelo contrário, milhares de missionários, religiosos, padres, leigos e pessoas de bem, no seu anonimato de presença diária e constante, tantas vezes em situações de risco, raramente são notícia? Não tenho nada contra que gente famosa tenha estes gestos que são de louvar. Fico danado é com a atitude dos media: interesseiros, oportunistas e inconscientes! Que me perdoem os jornalistas que não fazem parte desta "seita"!

Missionário Português fala desde Timor

Cidade partida em dois espera um futuro melhor
Esta carta é um pouco longa. No entanto, vale a pena ler até ao final. Relata a situação em Timor desde um ponto de vista diferente e mais completo do que o fazem os média. Alerta para uma situação já aqui lançada neste blog sobre a necessidade de enviar comida e não só presença militar. Ainda anteontem, o secretário de estado português de visita ao país, reafirmou que no horizonte das autoridades portuguesas se vê só a presença e envio de tropas e militares... é pena que também aqui estejamos a tirar partido da situação sem realmente dar respostas que as pessoas precisam... é pena!

1 - Podemos dizer que, neste momento, em Díli, há duas cidades: a cidade do centro, do comércio e dos serviços públicos, com as ruas vazias, as lojas fechadas, onde só os carros militares e de socorro circulam, onde eu, embora correndo riscos, andei esta manhã para contactar a embaixada portuguesa, ir ao correio e a este centro de Internet. Há, em Díli, uma outra cidade, a dos bairros: a cidade das cinzas, do deserto, dos bandos, do risco permanente, onde ninguém vive, a não ser algum moribundo, ninguém vai, a não ser algum grupo policial.
Entre estas duas cidades estão os dois seminários da Diocese com cerca de 7 mil refugiados, os dois complexos escolares das Irmãs Canossianas com mais de 11 mil, os ginásios de São João Bosco com cerca de 10 mil e as diversas paróquias com um número difícil de calcular.
A fuga, porém, não terminou; nem a procura de refúgio, dentro da cidade ou saindo mesmo dela para o interior do país. Só ficaram em Díli os mutilados: os que não têm pernas para andar, ou carro, ou dinheiro para transportar as suas coisas.

2 - Entre os atingidos, estão também dois padres: o padre Mouzinho, reitor do seminário menor, quando transportavam populares para lugares de refúgio foi baleado e está em Darwin para ser operado; o padre Agostinho Soares a quem incendiaram a casa logo nos primeiros dias dos confrontos. Mas, a verdade é que a violência continuou em grandes zonas da cidade. As pessoas continuam a fugir de Díli. As que aqui ficaram procuram comida; não a encontrando pelas vias normais, roubam e saqueiam lojas ou armazéns. As habitações e também os edifícios públicos continuam a ser destruídos. Nós próprios acolhemos aqui várias pessoas, que depois foram, mas outras vieram, entre elas uma mulher grávida. Talvez por todas estas dúvidas de insegurança, grande parte dos 150 professores está a regressar a Portugal, antecipando assim o final do ano, pois os alunos estão dispersos física e psicologicamente, e jamais voltariam às aulas dentro de dois ou três meses.

3 - Chegaram as forças da Austrália. Apresentam-se com grande aparato militar: pesados tanques, helicópteros, navios de guerra; a sua actuação limita-se, porém, a ver, desarmar e dissuadir os que destróem e matam. Domingo passado chegou a GNR. Apareceram como um sinal de esperança para esta gente que tem uma admiração especial por estes militares portugueses. A sua chegada foi simplesmente apoteótica. Desde o desembarque em Baucau até Díli a caravana militarizada foi continuamente aclamada e aplaudida pelas populações locais. Homens e crianças corriam tentando acompanha-los na estrada; mulheres choravam enquanto atiravam ramos verdes e mãos cheias de pétalas de flores para dentro das viaturas, como se de uma procissão religiosa se tratasse. Parecia a festa à volta de uma equipa que tivesse ganho alguma taça. Oxalá que tanto eles como nós, presentes em Timor, mereçamos estas flores e saibamos transforma-las em pão.

4 - Timor, o jovem país com 4 anos de independência, passa, nestes dias, por uma experiência de crise militar, social e também institucional. Tudo tem as suas causas.

Algumas causas estruturais:
- País economicamente pobre, sem agricultura, sem indústria, sem investimentos, apenas com o petróleo à vista, uma riqueza ainda muito virtual, porque muito distante de chegar ao povo.
- historicamente, Timor esteve sempre dependente de potências exteriores: durante muitos anos, por um país distante e sem grandes possibilidades; ultimamente, invadido e violentamente oprimido pelo país vizinho.
- Sociologicamente, trata-se de uma ilha dentro da dispersão das milhares de ilhas da Indonésia, com muitos grupos étnicos, sem organização social, a sobreviver apenas com os apoios externos.
- Culturalmente, tem muitas carências no campo da educação e do desenvolvimento comunitário, numa confusão de línguas e dialectos, além do português e indonésio.
- Politicamente, numa nação com 4 anos de vida, falta a experiência de governo e de gestão, porque sem quadros e técnicos nacionais, como o dizem os presentes acontecimentos.
- Mesmo religiosamente, apesar de ser um povo com muita fé em Deus, acredita pouco nos homens e, por isso, sem grande esperança no futuro… Resta-lhe uma extraordinário capacidade para o sofrimento.

Algumas causas remotas:
- Um país pequeno no tamanho e sem recursos humanos e materiais é sempre mais vulnerável a qualquer sintoma tanto de ambições externas como de movimentos internas.
- Sistema de governo anacrónico para a cultura desta gente. O partido com maioria parlamentar, é de ideologia marxista e tem-se confrontado com algumas manifestações populares a contestar algumas orientações políticas.
- Governação insegura, com falta de transparência nalgumas questões. Além disso, o passado pouco exemplar de alguns governantes junta-se ao desacordo da maioria católica que nunca aceitou ver o seu país governado por um primeiro-ministro muçulmano.
- A Igreja, não só foi tolerando esta surdina de inconformismo popular, mas também, mais de uma vez, diplomaticamente, a facilitou.

Causas próximas:
- A exclusão do exército de mais de 500 militares, oriundos todos da mesma área geográfica e a exigência de serem novamente reintegrados no exército.
- Actos de violência, em Díli, durante uma manifestação pacífica destes militares demitidos.
- Desencontro de ideias entre os diversos órgãos de soberania e a consequente falta de coordenação dos meios a aplicar para a pacificação.
- Posteriormente, uma forte contestação popular ao governo e à pessoa do primeiro-ministro.

5 - Esta é apenas mais uma Estação da longa Via-Sacra da história de Timor-Leste. Oxalá seja aquela que vem depois da Décima Quarta. Já é tempo de este povo ver o seu Sol-Nascente elevar-se sobre as montanhas, e atingir o meio-dia da estabilidade e da paz.
Quando hoje andei pela cidade de Díli vi de tudo: desolação e ternura. Para além das lágrimas, ficaram as casas queimadas, as ruas vazias, as esperanças mortas… e as flores para Portugal.
Frei Manuel Rito Dias, em Dili

ALEM MAR - ESPECIAL AMÉRICAS 2006


A Além-Mar de Julho apresenta um número especial sobre a América: um continente a dois tempos. São tais as diferenças, os contrastes e as desigualdades, que à América se chama habitualmente Américas. Num período particular da sua história, um guia especial ajuda-o a conhecer os 35 países e 15 territórios que a(s) integram.

Outros artigos:
Américas:
Populismos de esquerda, radicalismos de direita. A sul, somam-se as vitórias da esquerda e alastra o populismo. A norte, reina o radicalismo mais conservador. Entre Hugo Chávez e George W. Bush, o contraste não podia ser maior. Os extremos tocam-se. Embora, por enquanto, ainda não se choquem.
Igreja: Estancar a evasão de fiéis. Comunidades eclesiais de base, movimentos apostólicos, pastorais sociais, congregações religiosas, paróquias e dioceses preparam mais uma Conferência Episcopal Latino-Americana, a realizar em Maio de 2007. Isto num momento em que a evasão de fiéis se torna preocupante.
Indígenas: A força dos pequenos. O 5.º Encontro Continental de Teologia Índia, que reuniu em Manaus, em plena Amazónia brasileira, quase duas centenas de participantes vindos de 15 países, terminou com uma mensagem dirigida a todo o mundo: «A força dos pequenos está na sua união.»

ARMAS DE DESTRUIÇÃO DE MASSAS


«Num mundo inundado por armas ligeiras estima-se que um quarto dos quatro biliões de dólares proveniente da venda global de armamento é ilegal. Essas armas são fáceis de comprar, usar, transportar, esconder. A sua proliferação contínua piora conflitos, provoca ondas de refugiados, risca leis e expande uma cultura de violência e impunidade», denunciou Kofi Annan, secretário-geral da ONU, quando abria, a 26 de Junho, em Nova Iorque, a Conferência Mundial sobre o Comércio de Armamento. O evento reúne 2000 delegados de governos, ONG e da sociedade civil e termina a 7 de Julho.
A ONU calcula que haja 640 milhões de armas ligeiras em circulação por todo o mundo, responsáveis por pelo menos 1000 vítimas por dia. «Estas armas podem ser ligeiras mas provocam a destruição de massas», alertou Annan.
A Coligação «Control Arms», uma rede de 600 ONG criada em 2003, entregou ao Secretário-geral da ONU uma foto-petição com os rostos de um milhão de cidadãos de 160 países exigindo um controlo mais rigoroso do comércio de armas.
Em Portugal, a Comissão Nacional Justiça e Paz está a animar uma campanha «Por uma sociedade segura e livre de armas». Depois de cinco sessões de audição pública, está a organizar um festival juvenil sobre o mesmo tema.

NÃO É CURIOSO...

  • Não é curioso como dez euros parece tanto quando vamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping?
  • Não é curioso como uma hora é tão longa quando servimos a Deus, mas tão curta quando assistimos a um jogo de futebol?
  • Não é curioso como não achamos as palavras quando rezamos, mas elas estão sempre na ponta da língua para conversarmos com um amigo?
  • Não é curioso sentirmos tanto sono ao ler um capítulo da Bíblia, mas é fácil ler 100 páginas do último romance de sucesso?
  • Não é curioso como queremos sempre as cadeiras da frente no teatro, mas sempre nos sentamos no fundo da igreja?
  • Não é curioso como precisamos de duas ou três semanas de antecedência para agendar um compromisso na igreja, mas para outros programas estamos sempre disponíveis?
  • Não é curioso como temos dificuldade em aprender a evangelizar e como é fácil aprender e contar a última novidade?
  • Não curioso como acreditamos nos jornais, mas questionamos a Bíblia?
  • Não é curioso como todo o mundo quer ser salvo desde que não tenha que acreditar, dizer ou fazer nada?
  • Não é curioso como mandamos milhares de piadas pelo e-mail que se espalham como um incêndio, mas quando recebemos mensagens sobre Deus não reenviamos para ninguém?

Lá curioso é…

Fonte: Padres Inquietos

quinta-feira, junho 22

Control das Armas

Um milhão de rostos - Uma mensagem

"Vimos como é fácil conseguir uma arma, seja nas ruas do Rio, nas de Los Angeles ou de Londres. Une-te a nós e acrescenta o teu rosot à petição."
- José Junior, AfroReggae

No tempo que demorarás a ler esta mensagem alguém mais terá sido morto pelo uso indiscriminado das armas. É mesmo assim: cada minuto que passa o comércio mundial de armas cobra mais uma vida. O assunto está fora de control.

E enquanto os países ricos debatem programas para reduzir a pobreza, os seus governos e empresas continam a aprovar e participar na venda de armas à África, Ásia, Medio Oriente e América Latina; vendas que ascendem a uma média de 22.000 milhões de dólares americanos.

Nas favelas do Brasil, a drogas e a violência armada fazem parte da realidade quotidiana. É aqui onde os AfroReggae decidiram mudar o rumo dos acontecimentos: através da música, dos tambores e da dança brasileira oferecem aos jovens uma forma de escapar à pobreza e à violência.

Make Some Noise lançou um novo vídeo no qual se incluem sequências de Favela Rising e o postal exclusivo do "Imagine" dos AfroReggae, sobre a inspiradora viagem musical deste grupo pelas favelas e cenários semelhantes de todo o mundo.

Faltam apenas 4 dias até ao dia 26 de Junho. Nesta data entregar-se-á em Nova York, a petição "Um milhão de rostos" a Kofi Annan bem como a vários dirigentes mundiais. Une-te a activistas de todo o mundo e ajuda-nos a alcançar o nosso objectivo de um milhão de rostos.
Uma dica: a este propósito e sobre este tema – já viram o filme “O Senhor da Guerra” de Nicolas Cage? Vale a pena… há descobertas bem interessantes!

terça-feira, junho 20

Dia Mundial dos Refugiados - URGENTE

O DARFUR continua a precisar de ajuda!

Actuando agora, podemos ajudar a que um potencial recuo nos esforços para parar o genocídio em DARFUR numa oportunidade.

Ontem, o secretário de estado Robert Zoellick, que pessoalmente ajudou a negociar o acordo de paz entre o governo Sudanês eos grupos rebeldes do Darfur, resignou.

Zoellick foi um incansável lutador pelo Darfur dentro da Admnistração Bush. Com o seu abandono do processo, temos que manter a pressão sobre o Presidente Bush para não esquecer o Darfur. E, uma vez que hoje se celebra o Dia Mundial dos Refugiados, criado pela ONU em 2001 para reconhecer os milhões de refugiados e deslocados em todo o mundo, não há uma melhor oportunidade.

Clique aqui para enviar uma mensagem ao Presidente Bush. Lembre-o no Dia Mundial dos Refugiados para nomear um coordenador da política Americana para Darfur e insista na criação e envio de uma força de intervenção de paz no Darfur.

No mês passado, o secretário de estado Zoellick ajudou na criação de condições para o acordo de paz ser assinado, o que foi um passo muito importante. Porém, com centenas de milhar de pessoas já mortas entretanto, milhões continuam ainda deslocados e muitos em risco todos os dias. Temos que continuar a fazer pressão para uma solução definitiva.

Esta é a razão porque estamos a pedir ao Presidente Bush para designar um enviado especial Americano para a região e pressionar para o envio de uma força de paz da ONU em Darfur, o mais tardar em Outubro. Não podemos esparar mais!
Junte-se a nós pedindo ao Presidente Bush:
  • Enviar uma força de paz da ONU para o Darfur;
  • Reforçar as tropas da União Africana já em Darfur até as forças da ONU chegar;
  • Continuar o apoiar os programas de assistência humanitária em Darfur; e
  • Nomear um enviado especial para coordenar as políticas Americanas na região.

Clique aqui para enviar um email ao Presidente Bush hoje. Hoje é o Dia Mundial dos Refugiados - um dia destacado para lembrar os milhões de refugiados no mundo - e agora é o tempo para recordar o Presidente Bush da vergonha que são os 2,5 milhões de refugiados em Darfur.

Obrigado pelo seu apoio de sempre.

Atentamente,

David Rubenstein - Save Darfur Coalition

sábado, junho 17

Ajuda para Timor


Segundo o Diário Digital Online, a Fundação Gulbenkian vai enviar para Timor uma ajuda de 120 mil euros, destinada aos deslocados deste mais jovem país do mundo.
Esta é a resposta dada por esta fundação ao apelo feito por António Guterres, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
Calcula-se que existam actualemente em Timor 130 mil deslocados a viver em campos de refugiados e de acolhimento, sobretudo na zona de Dili.
Agora pergunto:
Haverão mais respostas? Já alguém ouviu dizer que o Governo Português enviou este tipo de ajudas? E a UE? E a Austrália? E os EUA? Não fazem nada deste tipo? Porque é que mandam só armas, tropas e uns quilitos de comida para ficarem com as consciências tranquilas? Será que os timorenses são assim tão desordeiros que só precisam é de segurança? Ou há outros interesses escondidos?
E depois dizemos que se Deus existisse não permitiria que coisas deste género acontecessem aos mais pobres e desprotegidos. Esquecem-se, porém, que Deus só tem as nossas mãos, os nossos pés, as nossas vidas para chegar até esses povos. Decididamente não ponhamos a existência de Deus em questão, quando somos nós os primeiros responsáveis e "abutres" da degradação da sociedade. Tenhamos vergonha na cara!

quarta-feira, junho 14

Mundial de Futebol e... Igreja!

Mundial de Futebol continua a suscitar iniciativas eclesiais

Poucos dias depois do início do Campeonato Mundial de Futebol Alemanha-2006, continuam a ser muitas as iniciativas ligadas à Igreja Católica para viver este momento.
A agência católica italiana SIR relata a ideia do padre David Cain, sacerdote da diocese inglesa de Nottingham e adepto incondicional da Inglaterra, que decidiu criar uma “Capela do Mundial” dentro da Catedral local. Assim, ao lado dos ícones tradicionalmente ligados ao culto, estão, por estes dias, as bandeiras das selecções mundiais que jogam na Alemanha.
“A minha esperança é que possam entrar aqui novos fiéis e visitantes”, refere o sacerdote, para quem “os mundiais são uma importante ocasião de comunicação entre os diversos povos”.
O secretariado nacional para as vocações da Conferência Episcopal de Gales e Inglaterra também quer aproveitar o interesse suscitado pelo Alemanha-2006 e lançou uma campanha publicitária em que os padres são comparados às estrelas de futebol. “Todos os jovens sabem que para se tornarem jogadores de futebol são precisos dedicação, paixão, anos de perseverança e o apoio da equipa. Também no sacerdócio, de certa forma, há estas características e quisemos comunicá-lo assim aos jovens”, disse o responsável por este secretariado, Paul Embery.
Na Alemanha, por outro lado, continuam as mostras, encontros de oração e outras iniciativas ligadas à Igreja, por ocasião do Mundial. Em Dortmund, por exemplo, abriu o “Café Mundial", tenda das Igrejas Evangélica e Católica com 100 metros quadrados, nos quais são vendidos produtos do chamado “comércio justo”, entre os quais bolas de futebol. Pois claro.

terça-feira, junho 13

Isto é uma vergonha... PROTESTE (3)

Ainda por causa da "bendita" e polémica peça de teatro "Me cago en Dios", agora vêm do CBC esclarecer a sua posição. Aqui fica ela, na certeza de que a pressão neste meio muito mediático dá os seus frutos. Obrigado ao Joaquim Galvão.

Exmo Senhor,

Na sequência do mail que teve a amabilidade de nos enviar e que foi alvo da nossa atenção, vimos informar o seguinte:
O CCB não tem qualquer responsabilidade ou relação com a peça que refere. O CCB limitou-se tão somente a ceder uma das suas salas para ensaio, como aliás tem sido prática corrente nos últimos anos e habitual a qualquer instituição cultural com estas características. O logótipo do CCB aparece nos materiais de divulgação da peça como forma de agradecimento ao apoio concedido.
Colocamo-nos desde já à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Gabinete de Relações Públicas

sábado, junho 10

Isto é uma vergonha... PROTESTE (2)

No seguimento do post anterior, chegaram-nos algumas reacções. Achamos que a que se segue tem direito a publicação. Ainda bem que a divulgação de tais notícias ainda fazem reagir. Pelo menos para que as coisas não passem despercebidas.
Acrescento ainda para que não haja dúvidas: Não é o teatro da comuna que representa a peça mas sim o grupo cassefaz. O teatro da comuna simplesmente alugou o espaço.
Exmos srs
Tendo tido conhecimento do Vosso blog, penso ser importante a reposição da Verdade para que não pague injustamente quem erradamente foi colocado como patrocinador da dita peça "me cago en Dios".
Na realidade, por diversas vezes são nos solicitadas, pelas companhias e grupos de teatro, peças sanitárias da nossa produção (refugo fornecido a titulo gratuito) para serem utilizadas na encenação de espectáculos, ao que acedemos sem conhecer o seu teor ou mensagem.
Não estamos com isso a patrocinar ou a associarmo-nos a qualquer dessas peças ou à mensagem que visam transmitir.
Assim, ao tomar conhecimento que o nosso nome estava a ser associado a um espectáculo como patrocinador, o que não corresponde á verdade, já diligenciamos no sentido de ser posto fim a essa situação.Como católico praticante que sou, (fui organista na paróquia de Baguim do Monte, em Gondomar, 22 anos) e somos sou funcionário desta casa e penso que a justiça tem de ser feita em todas as situações.
Como poderão ver no nosso site, podem ver que lá já foi colocado um comunicado nosso a repor a verdade.
Por ser verdade o que digo, agradeço que nos retirem da lista de patrocinadores, dessa ridícula peça, no Vosso blog e que já agora enviem aos vossos contactos este nosso comunicado para que a verdade se saiba o mais rápido possível e não pague o justo pelo pecador.
Um abraço sincero dum amigo cristão, com votos de felicidades para todos.
José Fernando LourençoTI Manager
FCValadares

sexta-feira, junho 9

Isto é uma vergonha... PROTESTE!

Caros amigos:
Pedimos desculpa pela ousadia deste email, mas temos direito à indignação.
O teatro da comuna está a exibir (ou vai exibir) uma peça espanhola que se chama "Me cago en Dios" e está a exibir cartazes de promoção em que aparece uma retrete aonde está a ser lançada uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, um Crucifixo e outros objectos de culto. Envio-vos a lista dos patrocinadores (e respectivos endereços electrónicos) e peço que divulguem porque isto é absurdo...
não queremos proibir nada, nem coarctar a liberdade de expressão e de arte.

Queremos é que não seja o estado, nós, a pagar isto...
Como verão, são quase todos instituições do Estado.

PatrocinadoresMinistério da Cultura:
Centro Cultural de Belém:
Instituto das Artes:
Embaixada de Espanha
Câmara Municipal de Lisboa

Fábrica Valadares:
Teatro da Comuna:
teatrocomuna@sapo.pt

Se concordam connosco, divulguem e manifestem indignação.
Se discordam, pedimos desculpa pela ousadia e tempo ocupado.
As nossas saudações
Emanuel Caetano

terça-feira, junho 6

A felicidade também se escolhe!



Esta é uma história que pode ajudar-nos a perceber que a felicidade depende também das nossas escolhas. Aqui vai!

Um dia um casal foi convidado a ir jantar a casa de uns amigos. Já não se viam há uns anos. Encontraram-se, por acaso no shopping centre. Viviam no outro lado da cidade. Deram-lhes as indicações para chegar lá a casa. Escreveram-nas num papel.
No dia indicado, o nosso casal amigo pôs-se a caminho. O marido conduzia. A mulher orientava segundo as indicações. Quase a chegar a casa dos amigos, a mulher dizia ao seu marido para virar à direita, segundo a indicação do papel. Mas o marido, reconhecendo o local, depois de lá ter passado há uns anos, insistia que não era à direita mas sim à esquerda.
- "Ó querido, olha que eles inidicaram-nos que era à direita!"- disse a esposa.
- "Não, não! Estou a recordar-me mesmo e tenho a certeza de que é à esquerda!"- insistiu o marido.
A mulher lá foi insistindo com o marido que as indicações não podiam estar erradas, mas, perante a convicção do marido, disse-lhe para seguir então à esquerda.
Logo de caminho o marido deu-se conta que afinal estava errado. Então questionou a esposa porque razão ela não tinha insistido mais até o convencer que estava errado.
A esposa respondeu-lhe:
"Amor, nós estavamos perto de ter uma discussão desagradável. Iriamos argumentar e estragariamos a noite com os nossos amigos. Chegariamos lá chateados e stressados. Entre ser feliz esta noite contigo ou mostrar-te que eu tinha razão, preferi a primeira hipótese!"

Às vezes para ser feliz também é preciso deixar que o outro tenha a razão, mesmo que não a tenha de facto!
Um dia feliz!

Crianças... pobres crianças!

CRIANÇAS INVISÍVEIS

No dia 1 de Junho celebrou-se o Dia Mundial da Criança. Deixo aqui alguns números que fazem pensar:
- mais de 50 milhões de bebés começam a vida sem qualquer identidade porque não são registados. 24 milhões vivem no Sul da Ásia e 18 milhões na África Subsariana;
- 143 milhões de crianças dos países em desenvolvimento são órfãs (uma em cada 13). Em 2003, 16 milhões de crianças ficaram órfãs. A sida matou os pais a 15 milhões;
- Dezenas de milhões vivem na rua e mais de um milhão estão detidas;
- 250 mil crianças estão envolvidas em conflitos armados como crianças-soldado;
- Uma em cada três meninas dos países em desenvolvimento casa-se antes dos 18 anos; nos países mais pobres a proporção é uma por cada duas;
- 171 milhões de crianças – 73 milhões têm menos de 10 anos – trabalham em situações perigosas na agricultura e nas minas;
- Todos os anos, 1200 milhões são traficadas para a indústria sexual, trabalhos perigosos e serviço doméstico;
- 8400 milhões trabalham em condições horríveis.
Dados da UNICEF - Copiado de: http://jirenna.blogspot.com

Armas... também PORTUGAL!


ARMAS QUE MATAM POBRES
O tráfico de armas ligeiras que se serve de Portugal como placa giratória ajuda a matar os mais indefesos, nalguns dos países mais pobres do mundo. É por isso que no dia 9 se assinala o Dia Internacional de Destruição de Armas Ligeiras. Há que dizer: basta!
É este o destaque da Além-Mar de Junho. O artigo é uma publicação conjunta da Missão Press, a Associação de Imprensa Missionária.
Outros temas tratados:
Nacionalizar para reinar
. Na Bolívia, a nacionalização dos hidrocarbonetos permitirá ao presidente Morales controlar a Constituinte.
Repensar os cultivos alternativos. Na América Latina e na Ásia, a luta anti-droga passa por cultivos alternativos. Mas há que repensar a estratégia.
A vida como ela é. O arquipélago dos Bijagós é um mundo mágico. Até para o missionário-antropólogo que ali vive.
Gente solidária. No Sul do Sudão, os Combonianos estão a criar uma rádio destinada a promover o dialogo de culturas e a paz.
Não estraguem a festa! Graças sobretudo a grupos da extrema-direita, manifestações de racismo estão a estragar a festa do futebol.
Lições de jornalismo missionário. Um testemunho de quem entrou para a Além-Mar precisamente aquando da publicação do número que motivou a sua suspensão.
Além dos artigos de opinião e das rubricas mensais que pode desfolhar na edição electrónica.

Quem paga é o Zé Povinho...

Senhor primeiro-ministro, amigo Zé, pá...
Já deu para ver que, no estado em que as coisas estão, há que sacar dinheiro ao pessoal de qualquer maneira. E como aumentar mais uma vez os impostos dava muito nas vistas, agora até na praia, o chamado mergulho de chapão com bandeira amarela ou mesmo uma simples entrada em água com bandeira vermelha, dá para colocar uma quantia valente (de 55 a mil euros) nos depauperados cofres do estado. Caramba, porque é que não disseste mais cedo, Socas?
Ora aqui o teu muito patriota amigo não quer que penses em mais estratagemas deste tipo e envia-te uma singela lista de coisas que ainda não pagam multa, mas que com a tua ajuda e com alguém que te prepare a legislação, é só meter no Diário da República e vais ver que o défice das contas estatais se esfuma num instante. E ainda se ajuda a tornar o nosso Portugal num país mais bonito, como bónus.
Ora cá vai disto:
LISTA DE COISAS A TAXAR (em breve)
- Uso de meia branca com sapatinho escuro (cem a mil euros)
- Bigode à futebolista dos anos oitenta (duzentos a 2000 euros)
- Coçar os genitais em público (150 a 1500 euros)
- Utilização do colete reflector nas costas do banco do condutor (120 a 1200 euros)
- Passear de fato de treino por centros comerciais ao fim de semana (quatrocentos a 4000 euros)
- Raparigas com excesso de peso envergando roupa apertadíssima (130 a 1300 euros)
- Uso de óculos de sol em discotecas e restaurantes (quinhentos a 5000 euros)
- Utilização das expressões prontos, portantos, stander de automóves etc...(140 a 1400 euros)
- Uso de sandália com peúga (trezentos a 3000 euros)
Pronto, cá está, Socas, usa e abusa. Quem é amigo, quem é?