sexta-feira, julho 28

Política de verdade ou Verdade política?


São já várias as vezes que fico como o "bêbedo" no meio da ponte.
Estes dias volto a "emburrachar-me" e a perder o sentido de orientação no meio da ponte!
Afinal de contas, que contas são as dos nossos políticos? Segundo a oposição o número de funcionários públicos está a aumentar e não a diminuir como prometia o programa do Governo português. Mas... curiosamente o Ministro das Finanças deve ler como os árabes... ao contrário! E sempre é verdade, segundo ele, que são menos os funcionários na função pública. Pelo menos a contar pelo que disse o Ministro no Parlamento. E onde foi buscar esses números? E a oposição? Terá tido as mesmas fontes?
Bem... eu não entendo. Ou as "fontes" são diferentes (e neste caso é grave para os partidos da oposição que acusam falsamente!) ou o Ministro está a mentir (o que não é nada de anormal no mundo da política!), ou todos chumbaram no exame de matemática e a Ministra da Educação lá terá que fazer uma 3ª fase do exame de Matemática para os nossos políticos.

Meus Senhores e Senhoras, ministros e deputados,
Peço-vos o favor de deixar de fazer dos portugueses uma cambada de parvos e estúpidos. A verdade ou é ou não é. Não pode ser e não ser ao mesmo tempo. É que enquanto vocês andam para aí a fazer joguinhos políticos com a Verdade, a verdade política é que estais aí a "encher os bolsos" à custa de tantos impostos sobre os contribuintes. Já é hora de fazer alguma coisa mais do que mudar as regras e os elementos do jogo à vossa conveniência. TRABALHEM com VERDADE!
Se alguém me puder explicar melhor toda esta falsidade por favor que me esclareçam. É que a bebida também me come o bolso e não me dá muito jeito secar muito tempo no meio da ponte! lol!

quinta-feira, julho 27

A ternura do nosso Deus

E disse Deus:
Se ninguém te ama, a minha alegria é amar-te.
Se choras, Eu desejo consolar-te.
Se és fraco, Eu dar-te-ei a minha força e energia.
Se ninguém precisa de ti, Eu preciso.
Se te julgam inútil, Eu não posso prescindir de ti.
Se estás vazio, a minha plenitude te encherá.
Se tens medo, eu levo-te aos ombros.
Se queres caminhar, Eu irei contigo.
Se Me chamas, Eu venho ao teu encontro.
Se te perdes, Eu não descanso até te encontrar.
Se estás cansado, Eu sou o teu descanso.
Se pecas, Eu sou o teu perdão.
Se precisas de Mim, Eu digo-te: estou aqui dentro de ti.
Se andas nas trevas, Eu sou a luz dos teus passos.
Se tens fome, Eu sou para ti o Pão da vida.
Se queres falar comigo, Eu escuto-te sempre.
Se estás preso, Eu vou libertar-te.
Se queres ver o Meu rosto, olha para uma flor,
Para uma fonte, para uma criança.
Se és marginalizado, Eu sou o teu lado.
Se se esquecem de ti, Eu nunca me esqueço.
Se nada tens, tens-me a Mim.
Se meditas no silêncio,
A minha palavra habitará no teu coração.

J. F. Moratiel

segunda-feira, julho 24

Deus Amor é assim...


Na passada quinta feira, dois frades franciscanos tinham sido raptados no Haiti. No passado sábado, a agência ecclesia noticiava que tinham sido libertados. O rapto tinha sido feito por bandidos locais de um bairro pobre da capital Haitiana para depois pedirem um resgate pela libertação. Os franciscanos trabalham neste bairro pobre e que “sempre estiveram próximos do povo e têm dado uma atenção particular aos mais pobres”.
O Ministro Geral da Ordem afirmou que, mesmo depois deste incidente, desejam “permanecer nesta terra para anunciar Cristo e trabalhar ao serviço da população do Haiti”.
Ser missionário é assim... ser expressão do DEUS DE AMOR junto dos mais pobres... sempre e permanentemente. Obrigado, Irmãos Franciscanos, pelo vosso exemplo.

Cristãos da Galileia pedem ajuda


Enquanto continuam os confrontos entre as Forças Armadas israelitas e os movimentos islâmicos no Líbano, D. Elias Chacour, Arcebispo de Akka, faz um pedido de ajuda de emergência para os cristãos na Galileia.
Numa carta enviada à Ajuda à Igreja que Sofre, o Arcebispo católico-melquita de Akka (que abrange a região de Haifa, Nazaré e toda a Galileia) escreveu: "Nunca imaginei que viria o dia em que teria de fazer um apelo, um SOS, por nós, os cristãos da Galileia. Queremos limpar as lágrimas das crianças e dos pais nestes momentos difíceis".
"Toda a região da Galileia está praticamente paralisada: as pessoas não vão para os empregos, não circulam nas ruas e ficam em casa à espera que passe o perigo, mas em vez disso recebem, por vezes, um míssil katiusha ou um rocket", explica D. Elias Chacour na mensagem.
O prelado refere que isto acontece "nas localidades de Jish, Buqaia, Fasuta, Tharsheeha, Miilya, mas também em Haifa e Shefa'amr, onde algumas pessoas foram hospitalizadas por terem sido atingidas, directa ou indirectamente" nos bombardeamentos efectuados pelo Hezbollah no norte de Israel.
Para os árabes cristãos o perigo de serem atingidos é maior, uma vez que, como explica D. Elias Chacour, "a maioria das irmãs e irmãos judeus têm abrigos subterrâneos, ao passo que estes não existem nas povoações árabes". A fuga das zonas que estão a ser bombardeadas também é difícil porque os árabes, por exemplo, não têm possibilidade de ir para Tel Aviv, como fazem os judeus da região.
O Arcebispo pede ajuda para 30 famílias cristãs, cujas casas foram danificadas e cujos elementos foram feridos nos ataques, a quem o Estado de Israel nega qualquer compensação pelos danos sofridos. A Ajuda à Igreja que Sofre prometeu um auxílio de 15 mil Euros para os cristãos mais necessitados da Galileia.

Fonte: Departamento de Informação – Fundação Ajuda à Igreja que Sofre - de www.ecclesia.pt

Faltas de Deputados no Parlamento

O DN publica hoje que os deputados na AR "deram" quase 2000 faltas justificadas. A notícia, publicada ontem pela LUSA a partir do relatório anual da AR, identifica grande número de deputados faltosos. Não deixa de também salientar alguns (poucos mas lá estão!) que nunca faltaram. Afinal, não foi para lá estarem que os elegemos? E se não o podem fazer (devido a tantos outros compromissos!?) porque continuarem a receber um salário astronómico pago por nós contribuintes? Será possível tudo isto? "Estamos num estado democrático!" É verdade... só mesmo num estado democrático e constitucional só para os da elite política é que estas coisas acontecem! Para o comum dos cidadãos... o estado é outro! E são estes senhores e senhoras a legislar sobre tudo na nossa vida do dia a dia. Será que terão legitimidade e autoridade moral para tal?
Já sei que isto é chover no molhado! Este meu discurso será apelidado de "demagógico", adjectivo já extremadamente politizado!
Já sei que as coisas são assim e pronto! Nada mudará! Mas deixem-me expressar a minha indignação! Já disse e está dito!

sexta-feira, julho 21

Igreja "cega" acerca do Aborto????

Há por aí muitos a dizer que a Igreja isto, que a Igreja aquilo, que está ultrapassada, que é "cota" e já não entende os problemas de hoje. Hoje mesmo um homem divorciado veio ter comigo para lhe benzer as alianças do seu segundo casamento, também com uma divorciada... "No fim de contas as coisas não deram certo..." dizia! Também não vos vou dizer se lhe benzi as benditas argolas ou não... O que é certo é que isso foi a oportunidade de estarmos um bom período de tempo a conversar, a partilhar medos, fracasos, momentos marcantes para toda a vida.

E depois ainda dizem que não damos atenção aos problemas das pessoas (e até poderá ser verdade para alguns cristãos mais comprometidos e "na linha" intransigente da tradição...!)
Um grupo de cristãos, preocupados com os traumas ocasionados pelo aborto, vai organizar, segundo a agência ecclesia, um retiro "que funciona como uma “terapia de grupo” com o objectivo de proporcionar a qualquer pessoa, que tenha passado pela experiência de um ou mais abortos, “a oportunidade de ultrapassar a sua dor espiritual e emocional.”

O projecto chama-se "Vinha de Raquel" e... é bom que todos leiam com atenção, foi acolhido e tutelado pelo Departamento da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa (ler notícia aqui.) Ouça também aqui o spot de Rádio do evento.

É só para que não nos metam a todos no mesmo saco! Na Igreja há de tudo... mas Deus não deixará nunca de ser AMOR.

Bom fim de semana para todos!

terça-feira, julho 18

De regresso...

Caros amigos,
Depois de um período de ausência e actividade no blog, aqui estou de novo.
Foi uma semana de paragem, física e espiritual, para recuperar forças e energias.
Peço desculpa pelo "silêncio", mas estamos de novo "no ar", reflectindo e ajudando a reflectir "pensamentos alternativos".
Um abraço! Bem hajam pela vossa visita!

Conversa off record - Bush e Blair

E é possível que os destinos do mundo estão entregues a estes dois "tagarelas"? É vergonhoso... Enquanto estes comem e bebem muitos inocentes morrem inocentes!
Será que para eles tudo isto não passa de um puro jogo político? Deus nos acuda!

sábado, julho 8

Famílias angolanas dão testemunho em Valência

Hoje noticiava a Agência Ecclesia o seguinte:
A delegação angolana ao Encontro Mundial das Famílias, que decorre em Valência, é composta por cerca de 80 pessoas e é uma das mais notadas, quer pelos seus trajes coloridos quer pela sua simpatia.
Maria Celeste da Silva refere à RR que “temos muita poligamia, muitas famílias destroçadas, casamentos pouco duradouros e mesmo falta de casamentos. Há mais uniões livres que casamentos cristãos”.
Depois de três décadas de guerra, Angola vive uma paz recente e as famílias enfrentam algumas dificuldades. Uma delas é a violência contra as mulheres, diz a ministra da Família e da Promoção da Mulher.
“A violência é uma questão de pobreza, de subdesenvolvimento. Não é violência armada, mas é violência física, psicológica e a desunião dos lares", lamenta.
Esta foi a minha mesma experiência no Quénia... podem ser pobres mas com um coração alegre e cheio de gratidão pelo muito pouco que têm... podia ser NADA! Aprendi muito e talvez todos tenhamos a aprender algo para a vida... dos mais pobres! Obrigado Angolanos! - Filipe Resende

terça-feira, julho 4

Scolari sofre no banco


A Rede Globo efectuou um interessante trabalho onde o protagonista é Luiz Felipe Scolari, seleccionador de Portugal.

A estação televisiva brasileira contratou uma equipa de técnicos que leu nos lábios as palavras do treinador durante os jogos com a Holanda e com a Inglaterra.

O resultado é uma reportagem onde se ouvem as instruções de Scolari dadas aos jogadores portugueses durante os decisivos encontros, que colocaram a Selecção Nacional nas meias-finais do Mundial.

Também não faltam os conhecidos apelos do seleccionador à ajuda divina.

Veja aqui Scolari em acção (filme revelando os comentários de Scolari no banco)

segunda-feira, julho 3

Contra o Desperdício... Inconscientes!

Uma vez por mês e durante alguns dias, o Parlamento Europeu transfere-se de Bruxelas para Estrasburgo por inteiro, com todos os seus colaboradores e toda a sua documentação. A única razão para este desperdício de 200 milhões de euros por ano deve-se à vontade da França.
Todos os países da União pagam a conta, Portugal também. Um grupo de deputados do Parlamento Europeu, pertencentes a diferentes partidos e países, iniciaram uma acção que visa acabar com este desperdício ridículo.
É necessário recolher um milhão de assinaturas para que este assunto possa ser inserido na agenda da Comissão Europeia. No momento em que se publica este post já se recolheram 741 048 assinaturas, mas é preciso um milhão. Falta a sua.
Deixamos o apelo a todos que queiram, como nós, aderir a este movimento cívico contra esta aberração, de assinarem a petição clicando aqui. Depois de assinarem, divulguem esta informação o mais que possam.

De «O País do Burro»

domingo, julho 2

Grande Vitória! Orgulho!


Afinal... os maiores caceteiros do Mundial vestiram de branco hoje...
Clique aqui para ver a prova!
25 faltas cometidas pelos ingleses vs 10 pos Portugal!
Muito sofre sempre quem é pequenininho!!!
Mas valeu a pena!