sábado, agosto 12

Uma Realidade muito Simples...

Férias... finalmente!

Amigos... chegaram as férias merecidas! Hoje, aproveito o post desta linda mensagem do Irmão Roger sobre a beleza, simplicidade e tão amável Palavra de Deus, para vos comunicar que estarei ausente até finais de Agosto... Pode até ser que aproveite algum momento para um post... mas... Férias são Férias! Creio que esta mensagem do Irmão Roger é do melhor para terminar em beleza mais este ano pastoral. Bem hajam! Tudo de bom!
p. Filipe Resende

Ao abrir o Evangelho, cada um pode dizer para si mesmo: estas palavras de Jesus são um pouco como uma carta muito antiga, que me foi escrita numa língua desconhecida; mas, como foi escrita por alguém que me ama, vou procurar compreender o seu sentido e vou desde logo tentar pôr em prática, na minha vida, o pouco que descobri…
No início, não importam os grandes conhecimentos. Claro que eles têm um grande valor. Mas é através do coração, nas profundezas de si mesmo, que o ser humano começa a descobrir o Mistério da Fé. Os conhecimentos virão a seguir. Não é tudo adquirido de uma só vez. Uma vida interior elabora-se passo a passo. Hoje, mais do que nunca, penetramos na fé avançando por etapas.
No mais profundo da condição humana repousa a espera de uma presença, o desejo silencioso de uma comunhão. Nunca esqueçamos: este simples desejo de Deus é já o começo da fé.
Além disso, ninguém consegue compreender sozinho todo o Evangelho. Todos podem dizer para si mesmos: nesta comunhão única que é a Igreja, o que eu não compreendo acerca da fé outros compreendem e vivem. Não me apoio apenas sobre a minha fé, mas sobre a fé dos cristãos de todos os tempos, os que me precederam, desde a Virgem Maria e os apóstolos até aos cristãos de hoje. E, dia após dia, disponho-me interiormente a confiar no Mistério da Fé.
Então compreende-se que a fé, a confiança em Deus, é uma realidade muito simples, tão simples que todos poderiam acolhê-la. É como um impulso, mil vezes sentido ao longo da nossa existência e até ao nosso último suspiro.
irmão Roger, de Taizé

terça-feira, agosto 8

China: perseguição aos cristãos

Gao Rongrong antes e depois de ter sofrido
tortura e perseguição por causa da sua fé.

Exemplos de Vida
O Governo chinês continua a perseguir os cristãos. Nas últimas semanas foram presos um bispo e um padre da Igreja Católica não oficial. Além disso, 90 crianças e 40 adultos foram interrogados nestas últimas semanas ao serem surpreendidos numa sessão de catequese. Este último grupo pertencia a uma igreja protestante, não dependente do Governo chinês.

Há 3 anos que 3 bispos fieis ao Vaticano estão simplesmente desaparecidos, sem que o Governo Chinês tenha alguma vez adiantado qualquer informação sobre este assunto.
Lembre-se que na China há uma igreja católica oficial do Estado, na qual é o próprio Governo a designar os bispos. Os fieis católicos a Roma, são clandestinos. O Governo Chinês toma esta posição desde há anos por questões políticas acerca do reconhecimento de território que a China considera ser parte política do seu país.
Enquanto alguns cristãos continuam a dar a vida e a sofrer por causa do seu amor a Jesus Cristo, outros há, muitos na nossa Europa cristã (de nome!), que são meramente cristãos de nome registado no livro paroquial dos Baptismos, mas pouco querem saber de tudo o resto...

Exemplos de vida que nos deveriam questionar...
Fonte: RR

Portugal apoia logistica Israelita na guerra


A RR acaba de noticiar que a base das Lages do arquipelago dos Açores foi usada para a aterragem de um avião Israelita com "material bélico não ofensivo."
A autorização partiu da parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Embora António Lobo Antunes, secretário de Estado do referido Ministério, tenha afirmado que o Governo Português não autorizaria novo uso da base das Lages por parte da aviação Israelita, o facto é que Portugal colabora assim neste conflito bélico e fica na história desta guerra. É pena que, mais uma vez, tenhamos que dobrar os joelhos perante os interesses obscuros de uma guerra (mais uma como todas!) estúpida. É pena, Sr. Secretário de Estado...

Guerra no Libano

Foto ANND

APELO INTERNACIONAL

A Rede Árabe de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (Arab NGO Network for Development/ANND), com sede no Líbano, e a Coligação Israelita contra a Guerra (Anti-War Israeli Coalition) lançaram um apelo internacional por um cessar-fogo imediato e incondicional no Líbano e apoiam a convocatória de um dia internacional de protesto e de solidariedade no sábado, 12 de Agosto.«A sociedade civil internacional e os movimentos sociais estão elevando suas vozes e se mobilizando em todo o mundo para não somente expressar sua solidariedade indefectível com o povo libanês, mas também construir uma imensa barreira internacional contra a guerra global de re-colonização do mundo».A iniciativa tem o apoio de diversas entidades que integram o Fórum Social Mundial.

Protocolo

A CADEIRA DO CARDEAL

Proponho-vos um texto do meu amigo www.jirenna.blogspot.com


No re-arranjo do quem é quem na hierarquia da República, o Parlamento deixou de fora a cadeira do cardeal.
A Lei do Protocolo de Estado causou alguma polémica (sobretudo à direita), mas acabou por fazer um favor ao purpurado: as cerimónias de Estados são um desfile de vacuidades que exige grandes doses de paciência e estoicismo.Num encontro com a imprensa, alguém perguntou a Dom Carlos Azevedo como é que a Igreja ia ripostar. A resposta do bispo auxiliar de Lisboa foi fina: «A Igreja é fidalga no receber!»Chegou a altura, contudo, de arrumar o protocolo eclesial. Os políticos e as altas individualidades locais gostam de aparecer e ser reconhecidos nos actos da Igreja.
Nos Açores, o Governo Regional faz inclusivamente uma escala para distribuir os secretários – os ministros da região – pelas procissões do arquipélago. Conheci o secretário regional da educação na festa do Salvador do Mundo, na paróquia da Ribeirinha, Ribeira Grande.É costume o presidente da Eucaristia começar a missa ou a homilia saudando os dignitários pelo nome. Mas a missa é uma celebração de irmãos e irmãs à volta da mesa comum: a mesa da Palavra e a mesa do Paõ e do Vinho.
Por isso, é um imperativo teológico acabar com os lugares e saudações especiais nos actos litúrgicos. Pela autenticidade das celebrações. Porque à volta do altar somos todos iguais, todos comensais!

sábado, agosto 5

Afinal...


Os portistas até ficaram mais descansados... afinal ele é do Vitória de Setubal...
Mas... os dentinhos novos não deixam de ser dragões*!!!!!

*Dizem por aí que foi o Pintinho da Costa que lhe pagou os dentes... será?

sexta-feira, agosto 4

Na rota da Emigração Ilegal (12)

Em 24 horas foram 460 os africanos
que chegaram às ilhas Canárias
em embarcações de madeira.

Continuação na Rota da Emigração Ilegal.
Hoje, o repórter Jorge Neto descreve a passagem por Ceuta, de onde muitos imigrantes partem para tentarem chegar à terra prometida. Esta é mais uma etapa na viagem na rota da imigração ilegal.

Parte 12: ouvir reportagem - ler reportagem.

quinta-feira, agosto 3

Medio Oriente: pensamentos alternativos


"Os Judeus sentem-se cercados. Têm um sentimento de frustração e da raiva para com o resto do mundo, com a Europa particularmente. Sentem-se alvo de demasiados inimigos e estão reagindo como animais assustados, consequentemente muito agressivos. Eu tenho pena de ver esta situação porque eu amo Israel. Porém, eu não vejo uma estratégia clara no que está ocorrendo. Talvez há necessidade de um líder forte, carismático".

(de uma entrevista ao frade franciscano Gian Battista Pizzaballa,
Custódia da Terra Santa, antes de partir de Jerusalem para a Galileia)

"Os nossos olhos estão cheios das imagens arrepiantes dos corpos torturados de muitos povos, e de crianças sobretudo; Eu penso em especial em Qana, no Líbano. Desejo repetir que nada pode justificar o derramamento de sangue inocente, não importa de onde ele vem! Com o coração pleno de aflição, eu renovo uma vez mais o apelo urgente para um cessar-fogo imediato de todas as hostilidades e de toda a violência. Ao mesmo tempo peço com veemência à comunidade internacional e todos aqueles mais diretamente envolvidos nesta tragédia para encontrar as circunstâncias de modo a estabelecer uma solução política definitiva à crise, capaz de dar mais serenidade e fixar o futuro às gerações que virão".
(audiência geral de Bento XVI, 2.Ago.2006)
Fonte: Misna (Missionary International Service News Agency)

Na rota da Emigração Ilegal (11)

As praias do Sahara Ocidental, ao sul de Marrocos,
estão a ser abandonadas pelos emigrantes
- fotografia de Jorge Neto

Continuamos na Rota da Emigração Ilegal. Os pontos de partida em África representam, cada vez mais, viagens longas e perigosas. O repórter Jorge Neto percorreu o caminho até o deserto Sahara -mais um passo na rota da imigração ilegal.

quarta-feira, agosto 2

Campanha: "Control Arms"

Eis aqui o testemunho de um dos responsaveis pela campanha "Control Arms" depois da Conferência sobre Armas Ligeiras realizada nas Nações Unidas. São muitos os que ainda não querem nem desejam um mundo sem armas descontroladas nas mãos de civis. Seria um terrível revés no negocio de armamento dos grandes países produtores de armas: EUA, UK, França, China e Alemanha. Vale a pena ler até ao fim...

Queridos amigos, queridas amigas:

Acabo de volver de Nueva York. He asistido a la Conferencia sobre Armas Ligeras que se ha celebrado durante 15 días en el seno de Naciones Unidas.
Allí he tenido el privilegio de participar en los acalorados debates sobre cómo “prevenir, combatir y erradicar el tráfico ilícito” de este tipo de armas, y también he sido testigo de su decepcionante resultado final. Aunque algunos días hemos terminado pasadas las 2 de la madrugada, hemos trabajado durante el fin de semana, incluso en días festivos, no hemos podido alcanzar ningún acuerdo. Unos cuantos países lo han impedido. Ha habido varios motivos. Unos porque no querían oír hablar de restricciones a la posesión civil de armas. Otros que no cedieron un ápice para favorecer el control internacional de sus ventas o de sus compras. A final, solo un puñado de países que dieron al traste con la reunión, impidiendo el consenso, que es la única forma de acuerdo posible en estas reuniones.
Pero no todo ha caído en saco roto. Que más de 130 países presentes en la reunión pidieran públicamente mayores controles, y que entregáramos un millón de rostros, uno posiblemente el tuyo, recogidos en decenas de países, supone una fuerza irrefrenable. Antes o después la evidencia y el sentido común se impondrán.
Por eso, los medios de comunicación, muchos gobiernos todavía enojados por el nulo resultado, y las organizaciones como Intermón Oxfam, con el ímpetu ya renovado, hemos puesto las miras en la próxima reunión de la Asamblea General de Naciones Unidas, este próximo otoño. Allí, donde los acuerdos pueden ser tomados por votación, un reducido grupo de países no podrá obstaculizar que avancemos.
Seguimos contando contigo para conseguirlo; tu rostro y tu adhesión volverán a estar presentes pidiendo que se frene la proliferación descontrolada de armas ligeras que aviva la violencia en los países más pobres de nuestro planeta. Si todavía no te has sumado hazlo en www.armasbajocontrol.org. Te esperamos.

Un abrazo,

Ricardo Magán
Responsable de la Armas Bajo Control de Intermón Oxfam

Os Embargos de Armas da ONU não funcionam

Veja ainda aqui o relatório
"Embargos de Armas de Naciones Unidas: um análisis de los últimos 10 años" em que se demonstra que nos últimos 10 anos não foram levados a tribunal praticamente ninguém dos responsáveis pelas violações sistemáticas dos embargos de armas decretados pelas Nações Unidas.

Este documento procura responder às seguintes perguntas:

1. Quem são os responsáveis pelas violações dos embargos? (são citados nomes de pessoas e países);
2. Quantas armas conseguem iludir os embargos?
3. Principais defeitos dos sistemas de embargos da ONU.
4. Como conseguem sair "ilesos" os infractores das sansões?
5. O papel dos traficantes intermediários (com nomes).
6. Principais recomendações da Campanha "Control Arms".

Um filme recente nos cinemas ilustra bem este flagelo e vergonhoso negócio: "O Senhor da Guerra", com Nicolas Cage. Aconselho-o!

Para saber mais sobre os efeitos das armas nas vidas das vítimas inocentes:
do efeitos das armas (espanhol)

Medio Oriente: pensamentos alternativos


"Uma nação bombardeia duas. Impunidade poderia ser surpresa se não fosse habitual. Alguns protestos tímidos indicam que ouve erros. Por quanto tempo ainda os horrores continuarão a ser chamados de erros?"

Eduardo Galeano, jornalista e escritor Uruguaio.
"Quantos mais dias, semanas ou meses devemos esperar para que o nosso pranto seja ouvido e o cessar-fogo conseguido? Quando todos os ocidentais deixarem o país, a verdadeira guerra começará e seremos deixados ao nosso destino. Podemos apenas esperar um milagre, de outra forma ficaremos loucos, mas o nosso trabalho continuará."

Najla Chahda, directora do Centro Libanês da Caritas para os emigrantes.

Uganda: Rebeldes pedem cessar-fogo

O líder rebelde ugandês, Joseph Kony, na sua primeira conferência de imprensa em 20 anos de guerra no Uganda, pediu ao governo Ugandês um cessar-fogo, base para então se debater um acordo de paz.

Segundo a BBC Africa, o líder rebelde do Exército Rebelde do Senhor (LRA - Lord's Resistance Army), negou as acusações de ter forçado crianças e adolescentes para lutar nas suas tropas contra o governo bem como os alegados crimes de guerra de que é acusado.

As negocições de paz estão a ser efectuadas na República Democrática do Congo, país para onde o conflito alastrou além fronteiras. O Sul Sudão está também afectado por este conflito.

O governo autónomo do Sul do Sudão tem também um interesse activo para que estas negociações tenham sucesso. Caso este acordo de paz tenha êxito e a revolução termine, o governo sul sudanês terá condições de maior estabilidade.

Milhares de civis já morreram neste conflito desde o seu começo, há 20 anos atrás. Mais de um milhão de pessoas tiveram que fugir das suas casas e aldeias devido a este conflito no norte do Uganda.

Terá a comunidade internacional também interesse pela paz neste cantinho de África? Terão os media internacionais espaço para noticiar estes pequenos passos para uma paz efectiva? Talvez não interesse aos senhores da guerra... as armas têm de ter saída!

Rezemos para que estes esforços tenham sucesso!

Na rota da Emigração Clandestina

O jornalista da RR, Jorge Neto, está a fazer uma reportagem para a mesma rádio sobre as rotas da Emigração Clandestina. A reportagem apela-nos a um pensamento alternativo ao que nos dão os políticos europeus e muitas vezes os media.

Sentados no nosso sofá, diante da TV ou lendo o jornal, somos muito rápidos a criticar: "Não têm nada que deixar os seus países. Tiram-nos o emprego! Só nos trazem problemas! São uns marginais." Talvez o nosso pensamento seja confrontado seriamente depois de ouvirmos os testemunhos que o jornalista traz até nós. São histórias "malditas" de vidas despedaçadas, sem esperança no futuro. Não basta fecharmos as portas da Europa. Não basta uma vigilância apertada e repatriamentos. É necessário que os países mais ricos ajudem os mais pobres a criar condições para que os seus cidadãos não tenham que sair à procura de melhores condições de vida. Mas pouco disto tem sido tentado.
Ninguém se aventura nesta "busca da felicidade" tão "madrasta" e dura... a menos que não tenha outra alternativa!
Ouça e leia os relatos do jornalista:

Parte 1: ouvir - ler
De Bissau rumo à Europa, o enviado da Renascença Jorge Neto segue a rota daqueles que trilham os caminhos da imigração ilegal. O Senegal é a primeira paragem.

Parte 2: ouvir - ler
Neste segundo dia de viagem do repórter da RR Jorge Neto, que percorre os caminhos da emigração clandestina da Guiné-Bissau para Portugal, o retrato é feito a partir de Dacar, capital do Senegal.

Parte 3: ouvir - ler
Continuamos a seguir o caminho da imigração clandestina na rota da Guiné-Bissau até Portugal, desta vez com a história de um jovem do Senegal.

Parte 4: ouvir - ler
De Bissau a Lisboa, a reportagem da Renascença leva-o hoje, mais uma vez, à realidade do Senegal, onde o negócio das pirogas e dos motores cresce à conta dos que se aventuram no mar.

Parte 5: ouvir - ler
Nas praias do Senegal, ninguém acredita que seja possivel travar o tráfego de barcos ilegais rumo à Europa. De Bissau a Lisboa, este é mais um relato na rota dos "sem papéis".

Parte 6: ouvir - ler
Ao falar de imigração ilegal, inevitavelmente, falamos das ajudas das organizações humanitárias. Este apoio, apesar de tudo, não faz desistir os jovens da aventura marítima.

Parte 7: ouvir - ler
O repórter Jorge Neto, em mais uma etapa da viagem que segue a rota da imigração clandestina, conta a viagem que fez para a Mauritânia de carro, com um grupo de candidatos à fuga para Europa.

Parte 8: ouvir - ler
Nouadihbou, na Mauritânia, é uma cidade mágica para quem quer sair de África e não conhece a geografia do mundo. É mais um paragem da reportagem da RR na rota dos "sem papéis".

Parte 9: ouvir - ler
Hoje, o repórter Jorge Neto retrata os perigos que os jovens guineenses enfrentam quando saem da Mauritânia para as Canárias, no que é mais um passo para na rota da imigração clandestina.

Parte 10: ouvir - ler
Num centro de detenção na Mauritânia, que para muitos significa um revés na fuga para a Europa, o repórter Jorge Neto encontrou vários africanos que se ficaram pelo quase.

Nota: o seguimento desta reportagem segue em posts nos próximos dias.
Caso não consiga abrir o link para ouvir a notícia, vá a "ler" e aí ouça também a notícia.