quinta-feira, dezembro 21

A felicidade de fazer um menino feliz

Fui ao hospital visitar um colega. Lá, inesperadamente, encontrei uma amiga. Com ela estava um miúdo. Perdoem-me se, por razões evidentes, não revelo os nomes. Não conhecia o miúdo. Estava grande, uns 5 anos. Vi-o muito familiar com a minha amiga. Algo de novo existia ali. Logo me foi apresentado o reguila feliz de contente, brincando e correndo pelo corredor do hospital. "Padre Filipe, é o ....! O menino chegou à nossa família a semana passada. Finalmente o processo de adopção terminou. É uma alegria para todos nós lá em casa!" Estava apresentado o dado novo que me escapava!
Quanta alegria e VIDA fervilhava neste menino! Quanta felicidade interior podia ler nos olhos profundamente agradecidos e no sorriso da minha amiga e da sua mãe, agora a avó adoptiva do rapaz!
Tivesse a mãe natural deste menino abortado, perderiamos todos momentos assim de tanta alegria e felicidade!
Sim... há caminhos de VIDA que podem ser alternativos a quem não se sente de deixar nascer e crescer uma criança. Talvez quem não o faça escolha o caminho mais fácil mas também o mais doloroso para todo o resto de uma vida!
SIM Á VIDA! NÃO AO ABORTO!

Etiquetas: ,

Dá os parabéns a George Bush!


Une-te à Amnistía Internacional na felicitação deste organismo ao presidente Bush no 5º aniversário do campo de detidos em Guantanamo. Lê o postal on-line (em espanhol) e assina-o. Este postal com todas as assinaturas será levado até ao presidente Bush no próximo dia 11 de Janeiro, data do aniversário.

Faz clic aqui e dá os parabéns a Bush!

terça-feira, dezembro 5

Sonho de um novo dia

Hoje na India 150 milhões de crianças (15 vezes a população portuguesa) vão trabalhar em vez de ir para a escola.
O tema musical canta o sonho que todas estas crianças têm em poder deixar de ser exploradas e ser como crianças...

Aproxima-se o natal... Compram-se Nike, Adidas, Reebook, e muitas outras coisas... grande parte delas passaram por estas mãos...
Está na tua consciência fazeres a diferença e tornares em realidade o sonho destas crianças de um novo dia!


sábado, dezembro 2

Gastos militares aumentam1 trilião de dólares em 2005

EUA gastam em despesas militares com armamento
quase 1,5 milhões de dólares em 2005
2005, o último ano com números disponíveis, viu um aumento global de despesas militares que excederam 1 trilião de dólares.
Os anos recentes tinham mostrado um aumento gradual deste tipo de despesas militares, depois de um declínio a seguir à Guerra Fria. Os níveis de despesas militares com armamento estão agora próximos dos dos tempos da Guerra Fria, e só os EUA, por si só, são responsáveis por quase metade dessas despesas.
No link abaixo estão também disponíveis mais detalhes e gráficos.

Ler mais aqui... (em inglês)

Comércio de Armas aumenta

O comércio da "VERGONHA" aumenta

Em 2005, o último ano para que há indicadores disponíveis, verificou-se um aumento no comércio global de armas, representando o maior aumento nos recentes anos (cerca de 44.2 biliões de dólares).
Os maiores comerciantes de armas, no que respeita aos últimos anos, foram EUA, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha, China e Itália.
A maioria das armas vendidas (cerca de 2 terços) foram parar para uma mão cheia de países em vias de desenvolvimento, tal como Índia, Arábia Saudita e China.
Números e gráficos estão também disponiveis no link abaixo.

Ler mais aqui... (en inglês)

Falta de água: problema global

Água e desenvolvimento:
um problema global que afecta quase metade da população mundial.
Cerca de 1.1 bilião de pessoas em países em vias de desenvolvimento tem um acesso inadequado à água, e 2.6 bilião não têm condições básicas sanitárias.
Quase duas em cada três pessoas sem acesso a água limpa sobrevive com menos de 2 dólares por dia, com uma em cada três com menos de 1 dólar por dia.
Perto de metade da população nos países em vias de desenvolvimento sofrem, a um dado momento, por uma doença provocada por águas inadquadas para consumo e deficientes condições sanitárias.
Estas e outras e outras estatísticas foram publicadas em www.globalissues.org. Lá também se encontram notas adicionais em assuntos como o impacto da mudança climática, privatização, os efeitos de guerras futuras por causa de recursos como a água e muito mais.

Ler mais aqui... (em inglês)

Novos links neste blog

No espaço deste blog "Campanhas Urgentes e Solidárias" encontras novos links para poder ajudar.
Não deixes de visitar este espaço!
Obrigado!

"A maior felicidade está em fazer felizes os outros!"

sexta-feira, dezembro 1

Ainda pedem para apertar o cinto...

Todas as denúncias são importantes - Deplorável!
No 'Diário de Notícias' de 20 de Outubro de 2006, vem, na página 4, uma notícia pequenina mas muito interessante e que ilustra bem as poupanças e as prioridades.
Reza a notícia que a Assembleia da República aprovou ontem em plenário o seu próprio Orçamento para 2007 e do qual faz parte uma verba total para obras de "remodelação das bancadas e sistema de ar condicionado" , obras essas que importam em mais de 3 milhões de euros (cerca de 600 000 contos na moeda antiga)...
Se aqui começamos a ficar no mínimo impacientes, o pior está no entanto ainda para vir:
Para adaptação do sistema de votação electrónica dos deputados (sistema esse que já existe, embora tenha funcionado mal numa das últimas votações) o Estado prepara-se para gastar, pasme-se: um milhão e cem mil euros!!!
Ou seja, 220 000 contos!!! Por um sistema em que o deputado carrega num botão e aparece o seu voto contabilizado num quadro electrónico!!!
Se a sua indignação e estupefacção é tão grande como a minha, faça circular este e-mail.
Denuncie este roubo escandaloso feito a todos os Portugueses contribuintes!
Publicado no JN de 20 de Outubro 2006

Notícias de Darfur - P. Feliz

O Padre Feliz, meu colega comboniano, acabou de chegar a nossa missão de Nyala, no Sul do Sudão. Está na região de DARFUR. Escreve-nos aqui sobre o que de facto acontece por lá... muito do que nos escreve não passa nos meios de comunicação social.

Nyala, 31 de Outubro de 2006
Queridos amigos:

Espero que tudo bem por aí. Eu muito bem, graças a Deus.
Depois de ter esperado um mês e dez dias em Cartum até obter o visto de residência no Sudão, pude, finalmente viajar para a “terra prometida”: Nyala, missão no Sul de Darfur. Em Cartum pude mandar alguns e-mails, pois há facilidade de Internet e servidores, se bem que sem banda larga. Aqui em Nyala é raro haver possibilidade de Internet/e-mail. Adivinhareis porquê: é que se combate forte e feio aqui nos arredores, e as autoridades não querem testemunhas que mandem noticias para fora do país. Mas o mundo sabe-o na mesma porque quase todas as Organizações mundiais não governamentais (ONG) que aqui trabalham nos socorros humanos – e são mais de 60 – estão bem apetrechadas com satélites. Até me lembrei poder usar os seus meios, mas a nossa vida fica “do outro lado dos satélites e não fica ao mesmo nível”…compreendereis o que quero dizer. E talvez seja melhor assim, fazendo com que o nosso testemunho seja mais credível.
De modo que aqui vai uma carta computadorizada mas não “e-mailada”. Não posso garantir se chega e quando chega ao destino. Mas espero bem que sim porque aqui somos frequentemente sobrevoados por aviões de todo os tamanhos e helicópteros que transportam armamento e feridos. Se é assim também poderão carregar com um punhado de cartas, e levar a notícia aos meus queridos familiares e amigos, informando-os de que eu cheguei bem e encontro-me de perfeita saúde, graças a Deus e às vossas orações. Nesta missão de Nyala estão comigo mais 3 combonianos: Irmão Parisi (italiano), Pe. Denima, (congolês), Pe. Jervas, (sudanês, ordenado há um ano; fui seu formador durante o Postulantado em Cartum). Além disso, estão também 4 missionárias das Irmãs da Caridade, também elas de carácter internacional.
Aqui é uma confusão de tropas e movimentos armados, sendo por vezes difícil saber quem é contra quem. O que interessa é que eu saiba que, quando saio da cidade para visitar os cristãos nos seus vários centros/capelas aqui ao redor, o mais que posso é chegar a Bileil, a quinze quilómetros da cidade. Claro que há perigo, mas os soldados vão-me conhecendo e deixam-me passar. As capelas eram 140 e a mais distante ficava a cerca de 150 quilómetros. Mas desde que esta guerra rebentou no Darfur, (já passa de três anos) não podemos ultrapassar os arredores da cidade. É-nos proibido É muito arriscado e é-nos mesmo proibido. Fazemos o nosso trabalho por perto, com muito cuidado e atenção, informando-nos antes sobre os movimentos e paradeiros dos janjauid. O ano passado, os soldados roubaram um carro da missão: contributo obrigatório que exigiram para combater os inimigos do nosso país – diziam. Carro novo em trinque, pilhado na estrada. Mas este que uso eu não mo roubarão porque está a cair aos bocados.
No pequeno raio em que nos podemos mover deu para ver alguns janjauid, montados em camelos ou cavalos. Vão sempre bem armados. Com esses é melhor pôr-se à distância. Matam sem dó nem piedade porque têm todas as licenças do governo, sendo este mesmo o nó da questão. Misturam-se com a gente no mercado e nas várias aldeias que, quando se dão conta, desapareceram do mapa, literalmente. No lugar da aldeia fica só a morte semeada com os corpos no chão. Em todo o Darfur já foram mortos mais de 200 mil. O resto das pessoas que escapam tentam chegar aos campos dos refugiados, ajudadas e socorridas, se a tempo, pelas ONG. Nós também procuramos lá chegar e ajudar no que nos for possível. Mas, geralmente, as organizações de socorro estrangeiras cobrem as necessidades materiais. Deste modo, nós, então, podemo-nos dedicar mais facilmente uma presença espiritual, continuando a evangelização que já vinham fazendo com o pessoal da missão, nas suas aldeias de origem. Tive oportunidade de estar em dois dos vários campos de refugiados/deslocados: um panorama que não tem explicação nem descrição possível. Estes e outros campos foram-se enchendo – ao longo de três anos – de seres humanos que lutam por estar de pé. Já chegou aos 300 mil.
Bem, mas eu disse que esta mensagem era só para dizer que cheguei bem e fico bem em Nyala, sul do Darfur. Fiquem bem também vocês. Rezemos uns pelos outros. Até uma próxima. Não me sinto só. A missão é de todos nós. Xau.
Padre Feliz da Costa Martins
Nyala - DARFUR - Sudão do Sul

Ryan... Menino Invencível

Há dias, navegando na Internet, dei com uma história simples de um verdadeiro invencível. Simples, mas que nos faz pensar no que vale a pena na vida. Um adolescente do Canadá está a matar a sede a tantos meninos e meninas de África, América Latina e Ásia... construindo poços.

Ler todo o artigo no espaço Invencíveis da Revista Audácia.

Veja ainda a seguir o vídeo (em inglês) do primeiro poço construído...


O Poço de Ryan...

O exemplo de que não há idade para fazer o bem!

Até podia ser verdade...

Esta montagem do Gato Fedorento bem que poderia ser verdade e ter acontecido.São demasiadas as "verdades" proferidas para dizer que esta montagem é uma tontaria.



Obrigado Rosa Silva!