terça-feira, maio 22

À consideração do Primeiro Ministro e "Associados Governamentais"


A VERGONHOSA situação de pobreza em Portugal

Dentro de poucos dias, a Comissão Nacional Justiça e Paz irá realizar uma conferência sobre o tema “Por um Desenvolvimento Global e Solidário – Um Compromisso de Cidadania."

Os números são ALARMANTES... tendo em conta que dois anos de governação são considerados muito positivos pelos nossos governantes. Aí ficam os dados divulgados no relatório sobre a "Caracterização e evolução da pobreza em Portugal." Julge por si!

- "a pobreza assume em Portugal uma incidência muito preocupante, atingindo mesmo um dos valores mais elevados, no contexto da União Europeia"

- em Portugal, cerca de 20% das pessoas (cerca de 2 milhões) detinham, em 2005, um rendimento disponível familiar equivalente, depois das transferências sociais, abaixo dos 60% da mediana nacional. Esta taxa de risco de pobreza, apenas era ultrapassada pela da Polónia e da Lituânia (21%), sendo igual às da Irlanda, Grécia e Espanha.

- a elevada taxa de pobreza registada em Portugal está associada "a uma desigualdade de rendimentos, que é a mais alta de todos os países da UE" a 25.

- "a pobreza infantil assume uma incidência muito elevada, hipotecando o futuro das crianças. Acresce que as taxas de abandono escolar, apesar de alguma redução, se mantêm em níveis muito preocupantes."

- a situação de pobreza infantil é particularmente gravosa entre as famílias monoparentais (34%) ou nas famílias mais numerosas (30%)

- Manuela Silva, presidente da Comissão, considera que "não é tolerável que em Portugal persistam níveis de pobreza tão elevados como presentemente sucede e que o crescimento económico que o País tem conhecido ao longo dos anos não tenha servido para melhorar as condições de vida de cerca dos 20% da população cujos rendimentos ficam abaixo do limiar de pobreza."

Mas há mais... infelizmente:
- Para aceder à notícia na Ecclesia: Aqui.
- Para aceder ao Relatório da CNJP: Aqui.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, maio 21

Combonianos lançam campanha pelo DARFUR

Tirar o drama do Darfur do silêncio, é a proposta de uma campanha promovida pelo Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos. Para isso apostam na sensibilização da sociedade portuguesa e na solidariedade para com os povos mais desfavorecidos e marginalizados.
O CVJ quer aproveitar a presidência da união europeia por parte de Portugal e a cimeira Europa-África, para atingir o maior número de pessoas, e assim solidarizar os portugueses para o problema do darfur.
Os objectivos passam por uma campanha de informação e sensibilização através dos meios de comunicação social; apelo aos governantes e políticos portugueses a pressionarem a união europeia a intervir em favor das populações; ajuda em acções de solidariedade para com os refugiados, nomeadamente através dos missionários e organizações sociais, presentes no terreno.
A campanha quer abranger os diferentes sectores da vida social, política e religiosa, desporto, música, teatro, através dos seus agentes, estruturas e associações, grupos e movimentos. Para isso o CVJ quer colaborar com outras instituições e grupos, na união de esforços para que a campanha tenha impacto social.
Diferentes acções serão realizadas ao longo destes meses que culminarão com uma vigília e acções de rua por altura da cimeira Europa-Africa.

Etiquetas: , ,

Festa da Vocação em Viseu

A Diocese de Viseu está a celebrar o Fórum das Vocações. Este é um evento que coroa o ano pastoral dedicado às vocações, sob o lema “A minha vocação é o meu caminho para eu ser feliz”. O Fórum, promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, teve a abertura oficial nesta tarde de Domingo em que se realizou também o festival Diocesano da canção jovem.
Foram muitos os jovens que participaram na cerimónia de abertura que contou também com a presença de consagrados e leigos pertencentes aos vários movimentos e grupos laicais. Do Fórum faz parte a exposição que apresenta os vários carismas, Institutos de Vida Consagrada, o seminário diocesano, a vocação matrimonial e os vários movimentos que estão presentes na Diocese. Esta exposição pode ser visitada (das 9 às 22 h) no Seminário Maior, local onde se realizarão várias actividades ao longo da semana como uma noite de fados, uma conferência para pais e educadores pela escritora Laurinda Alves, a visualização de um filme vocacional. O Sábado será o dia dedicado à catequese e à juventude com testemunhos, reflexão e partilha e terminará com a Vigília de Pentecostes na Sé.
A semana culminará com a grande celebração eucarística do dia de Pentecostes no pavilhão do Colégio da Via-Sacra, presidida pelo Bispo da diocese, D. Ilídio Leandro.

Pe. Quim, comboniano

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 9

Pressionar "Fidelity" por DARFUR

"Fidelity" é um dos grandes accionistas da PetroChina, uma companhia chinesa de petróleo que é uma das grandes infratoras na ajuda do apoio financeiro ao genocídio no Darfur.

"Desinvestir" é o contrário de "investir". Foi a palavra encontrada pela organização da defesa do DARFUR para lançar uma campanha de pressão económica sobre esta empresa, de modo a que o governo sudanês se sinta precionado economicamente e cooperar com os esforços internacionais em terminar com o genocídio no DARFUR.

Ajude a cortar o apoio financeiro à violência suportada pelo governo sudanês em DARFUR, implorando à "Fidelity" e outros accionistas a "desinvestir" e desencorajar qualquer das suas companhias parceiras a ter negócios com o governo do Sudão.

"Fidelity" já ajudou a acabar com o "apartheid" na África do Sul através deste método de lobby de pressão financeira.

Assine aqui a petição online e apoie esta iniciativa pedindo à companhia que avance no "desenvestimento".


Etiquetas: