sábado, junho 30

Pensei em ti

Desculpa,
sei que tu és uma pessoa muito especial mas,
hoje falei de ti...

É... foi até de propósito!!! Eu estava a falar com DEUS quando resolvi falar de ti. Eu pedi que ELE te cobrisse de protecção e te fizesse muito FELIZ.

ELE disse para eu não me preocupar.
E ainda me pediu que eu te dissesse que ELE te ama muito e vai fazer o possível,
e principalmente o impossível, para nunca te ver triste. Pediu-me ainda para te dizer que ELE sabe que às vezesvais pensar que ELENão está do teu lado,
ou que irás questionar o porquê de muitas coisas terem acontecido, ou
não terem acontecido na tua vida. Mas que um dia irás olhar para trás e dizer:

Como DEUS faz as coisas certas,
hoje eu vejo que tudo ? na hora certa e que ELE não falha..

Olha só quem veio comigo!!! Jesus...Ele quer te abençoar.

Obrigado Zé Vieira

Etiquetas:

quinta-feira, junho 28

Mário Soares - nomedado Presidente da Comissão de Liberdade Religioso


O Conselho de Ministros acabou de anunciar que nomeou Mário Soares para presidir à Comissão de Liberdade Religiosa.

Como é do conhecimento geral dos portugueses, Mário Soares é agnóstico. Declarou-o numa entrevista conduzida pela revista Visão aquando da 1ª volta das últimas eleições presidenciais.

Não podia ficar mais pasmado com tal decisão:

Como pode um homem que NÃO ACREDITA num Deus de nenhuma religião, nem sequer se preocupa com essa problemática, passar a liderar uma comissão que trata de assuntos religiosos?

Como pode um homem que NÃO ACREDITA num Deus de nenhuma religião, insensível às questões religiosas, liderar uma comissão em que o diálogo inter-religioso é o cerne da questão?

Mediante tal cenário, só posso concluir:

Ou é uma forma do governo não querer dar importância às questões religiosas, tratando-as como se fossem todas as religiões o mesmo (incluíndo seitas e movimentos pentecostais), e assim nivelar todos pelo mesmo porque afinal são questões que não importam... (uma atitude constante neste governo que quer definitivamente meter a Igreja na sacristia dizendo-lhe que nada tem a ver com a sociedade!)...

Ou é apenas mais um "tacho" de favor político a custo dos nossos impostos... sim porque estas comissões são compostas por pessoas remuneradas... não vão para lá por gosto pela causa, como é evidente no caso deste senhor agnóstico Mário Soares.


Dá que pensar... afinal para onde vamos?

Etiquetas: ,

quinta-feira, junho 21

Líderes Mundiais discutem Darfur

Líderes mundiais incluindo Estados Unidos, China, Rússia e Japão, vão reunir com representantes da ONU e da União Europeia em Paris na segunda-feira para discutir a situação no Darfur, anunciou o ministério francês dos negócios estrangeiros.Representantes dos Estados Unidos, Grã-bretanha, Canadá, Dinamarca, Egipto, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia confirmaram a participação na Conferência de Paris.
A União Africana e o Sudão muito provavelmente ficam de fora em protesto por não serem previamente consultados sobre a iniciativa.O encontro é organizado pelo recém-eleito presidente francês, Nicolas Sarkozy. Pretende juntar todos os países envolvidos no conflito do Darfur juntamente com a China para discutir uma solução política e questões humanitárias e de segurança, explicou a agência AFP.

Apesar de ser uma atitude de louvar, penso que a síndrome de superioridade dos países mais desenvolvidos e mais ricos continua. Não será um bom prenúncio que Sudão e União Africana não tenham sido sequer consultados para esta reunião. Será que, da agenda, fará parte quais os planos estratégicos, económicos e políticos a retirar desta situação? É que boa vontade gratuíta é já uma "ave rara" no nosso mundo político... infelizmente! Aguardo para ver...

Etiquetas: ,

Darfur: governos locais são responsáveis pelos conflitos

O alto-comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, não poupa críticas aos governos locais pelos conflitos mundiais, nomeadamente o do Darfur.
Guterres tem estado esta semana no Sul do Darfur e, em entrevista à Reuters, foi peremptório: <>, afirmou o alto- comissário.
No entanto, salientou que o regresso de alguns refugiados do Sul do Sudão a casa, depois de quase duas décadas de exílio, é uma pequena vitória, tendo em conta a situação dramática que se vive na região.
<>, disse António Guterres, quando se encontrou com 161 refugiados sudaneses que estavam no Uganda.
Em 2007, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados já organizou a repatriação de 35 mil pessoas para o Sudão, mais 14 mil do que no ano anterior.

Etiquetas: ,

Muro da vergonha!

A vergonha do muro da divisão!



A AM está a recolher assinaturas para precionar o governos espanhol e de Israel no sentido de parar a construção do muro da vergonha!
Clica na imagem e acede a este pedido! Não custa nada! E pode fazer a diferença!
Obrigado!

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 20

Questões Direitos Humanos em Oeiras


A Amnistia Internacional organiza dia 22, às 21:30, uma sessão na "Biblioteca Operária de Oriense", em Oeiras, sobre meninos soldado e o comércio de armas aonde apresentarão igualmente as questões do Darfur.
Participe e conheça um pouco mais sobre a realidade destas crianças que têm de crescer com uma arma nas mãos, em vez de um brinquedo.´


Etiquetas: , ,

Testemunho vivo do povo de Darfur

"Assalam aleikum". Foi uma saudação apressada. Um "bom dia" de alguém com o coração apertado pela angústia. Por isso passou à frente do ritual do costume: a lengalenga de perguntas e respostas acumuladas e repetidas (sobre a vida, a saúde, a família) como fazem as pessoas desta terra, quando se cumprimentam.
Veio do frio da noite e das estradas improvisadas no deserto-savana do Darfur. Convido-o a sentar-se, mas ele não dá conta da cadeira. Fica de pé, o turbante a envolver-lhe a cabeça e o rosto, permitindo apenas que se lhe vejam os olhos que me falam de aflição mas também de muita esperança de viver. Destapou o rosto e, da sua boca, ouvi palavras de amargura.

"Não podemos aguentar mais. Já há muito que a nossa gente quer fugir desta terra maldita. As razias tornaram-se coisa normal e frequente.
Em cada hora que passa há vidas que já não são. Muitas aldeias já deixaram de existir. Não poucas vezes somos obrigados a conviver com o cheiro fétido dos corpos que nem sempre podemos sepultar. Agora já não há longe nem perto: os "jaujauid" moram ao nosso lado. Violam as nossas mulheres e filhas; roubam o nosso gado. A nossa vida ou a nossa morte depende somente do bel-prazer desses malditos sanguinários".

Que fazer? Dizer palavras de consolação? De simpatia? A melhor escolha foi o silêncio: E, daí a instantes, concluiu: "o meu nome é Macur".
Homem já bem entrado nos cinquenta. Sultão, com longa experiência de autoridade na tribo dinca. Com a posição que ocupa na sua comunidade, ele sabe que não pode chorar nem deve mostrar medo. Seria a sua derrota. Respira fundo para tomar coragem. "Se temos de fugir, que seja em direcção à nossa terra, porque nós não somos daqui e não temos nada a ver com os árabes" - diz, agora já mais calmo e sereno.

Este homem representa uma lista sem fim de seres humanos que já vêm de uma longa caminhada. A guerra e a fome no Darfur já mataram mais de 200 mil dos seus irmãos. E aos que conseguiram sobreviver, mudou-lhes a identidade. Passaram a ser deslocados ou refugiados. Mais de 2 milhões. Errantes, sem eira nem beira.Chamar-lhe guerra é pouco. O que, desde há quatro anos, está a acontecer nesta zona do Oeste do Sudão é um verdadeiro genocídio. Registo a expressão do Macur que, me convida a olhá-lo de alto a baixo e diz, com tristeza: "pensávamos poder regressar com calma e tão somente depois de ter enchido estes ossos, mas agora está difícil salvar mesmo os ossos"!

Feliz da Costa Martins, missionário comboniano em Nyala, no Sudão

Etiquetas:

Médicos objectores de consciência no aborto

Realmente creio que o Governo não sabe mesmo no que se meteu. Segundo uma notícia do Público de há umas semanas, cerca de 80% dos médicos de Hospital de Santa Maria em Lisboa têm a intenção de se declarar objectores de consciência na questão do aborto.
Agora falta saber se, segundo a notícia do 1ª Página da RR, o Governo conseguirá evitar que "alguém" ganhe dinheiro no privado com esta possibilidade.

"A Lei do Aborto será regulamentada até quinta-feira, mas só nessa altura vai começar o registo de médicos objectores de consciência. O registo vai ser feito por cada hospital, uma vez que a
Ordem dos Médicos não se entendeu com a Direcção Geral de Saúde, não estando, assim, previsto qualquer mecanismo de controlo que impeça objectores de consciência nos hospitais públicos de aplicarem a lei no privado.
Em declarações à Renascença, o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, garante que a Ordem estará atenta e não deixará passar eventuais ilegalidades.
Entretanto, o presidente da Associação de Administradores Hospitalares defende o registo dos objectores de consciência numa entidade supra-hospitalar e atitudes iguais para público e privado.
Em declarações à Renascença, Manuel Delgado diz não fazer qualquer sentido que os objectores tenham um comportamento no público e outro no privado, defendo, assim, “o registo universal da objecção de consciência, através da Entidade Reguladora de Saúde, que é independente, ou de outros meios, como a Ordem dos Médicos”.
Até agora, só há declarações de intenções, mas tudo indica que mais de 50% dos clínicos vão invocar essa condição para não fazer abortos. Não será a única razão mas, também por isso, muitos hospitais não terão condições para cumprir a lei.
De momento, não se prevê qualquer mecanismo de controlo que impeça os médicos objectores de consciência no sector público de virem a fazer abortos no privado. Nos hospitais do Estado terão, no entanto, de assinar uma declaração com várias alíneas, cada uma referente a uma actuação em que a lei permite o aborto. As declarações serão entregues ao chefe de serviço.
Falta saber como se poderão cruzar esses dados com os dos médicos que exercem no privado. Aí a Direcção Geral de Saúde não tem competência além do licenciamento. Já a Inspecção das Actividades de Saúde poderá eventualmente fazê-lo ao abrigo da nova lei orgânica que lhe dá algum poder sobre o sector privado."

Fonte: 1ª Página da RR

Etiquetas: , , ,

Documentário sobre Darfur- conheça a situação!

Neste documentário, disponível no YouTube.com (em inglês), pode perceber-se de uma forma muito realista o que se está a passar em Darfur, bem como as atrocidades, o genocídio em curso, enquanto a comunidade internacional não actua militarmente, defendendo os seus interesses económicos na região, preferindo apenas apoiar humanitariamente. É o jogo habitual do não querer actuar para sair prejudicados. Leia, escute, veja e divulgue. Todo o apoio é necessário. Obrigado!

Outros vídeos sobre Darfur:

- A ignorância dos americanos sobre esta questão...

- O Genocídio do Darfur: a verdadeira história de horror

- Números e realidades do Darfur

- Caos em Darfur! Que podemos fazer?

- Video do campo de refugiados

- Outros filmes do YouTube.com

Etiquetas: , ,

Darfur... aumenta o número de refugiados

António Guterres alerta para dificuldades no Darfur

O Sudão foi dos países que mais contribuiu para o aumento de refugiados desde 2005. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o número de pessoas que são obrigadas a refugiarem-se aumentou de 21 milhões em 2005 para 33 milhões o ano passado. Os valores são considerados sem precedentes se se tiver em conta o último quinquénio.
Apesar de em primeiro lugar estar o Afeganistão (2,1 milhões de refugiados), o Sudão aparece logo de seguida com 686 mil refugiados, segundo o relatório "Tendências Mundiais em 2006" do ACNUR. A organização alerta ainda para o problema dos deslocados internos. No caso do Darfur (oeste do Sudão), o chefe da organização, o português António Guterres, alertou para as dificuldades que estão a sentir nesta zona: "O desempenho de organizações como o ACNUR está gravemente limitado, o que pode parecer intolerável, mas o desespero dos seus responsáveis não é nada quando comparado com o de milhões de deslocados daquela região africana".

Fonte: Plataforma por África

Etiquetas: , ,

terça-feira, junho 19

Missa em Latim?

Recebi estes dias uma sugestão de um blogueiro assíduo deste cantinho "Deus é Amor", para me pronunciar sobre um dos temas que muita admiração tem gerado nestes últimos tempos, no que diz respeito à possibilidade das missas em latim.
Os media, como sempre em questões do género, dão a volta ao texto como bem lhes apetece. Servem a sua agenda mais ou menos escondida (tal como em muitos outros contextos religiosos!) de ridicularizar a Igreja.

Aquilo que muito simplesmente foi declarado pelo Cardeal Bertone é que irá ser decretada a permissão de se poder celebrar a missa em latim sem ser necessária uma autorização especial do bispo. O documento, segundo tenho conhecimento, ainda não saiu. Porquê esta autorização?
A missa em latim, nunca oficialmente suspensa, foi caindo em desuso depois da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, e, em 1982, o Papa João Paulo II decretou que, para oficiar a cerimônia tridentina, é preciso recolher assinaturas e pedir a permissão ao bispo da diocese onde se deseja celebrá-la, que pode rejeitar o pedido. Porque se decretou a necessidade deste pedido de autorização?
Porque há um grupo de cristãos que nunca aceitou a renovação litúrgica do Concílio Vat. II, os seguidores de Monsenhor Lefebvre, fundador da Fraternidade Sacerdotal de São Pio X em 1968, ferrenha defensora da tradição e da liturgia tridentinas (em latim) e que foi excomungado pelo Vaticano em 30 de Junho de 1988 após ter consagrado quatro bispos sem permissão de Roma.

Aquilo que Bento XVI pretende (entre outras coisas) com a permissão da celebração da missa em latim é:
1. Facilitar o processo do uso da liturgia em latim para celebrações internacionais (como em Fátima, por exemplo);
2. Aproximar de novo à Igreja Católica os seguidores de Monsenhor Lefebvre, aceitando assim também a sua forma tradicional de celebrar os sacramentos. É que de facto era muito triste irmãos e irmãs separadas da Igreja por uma razão de linguística (a questão é mais complexa do que isto...);
3. O Papa acompanhará o documento com uma carta a expôr as razões desta decisão... aguardemos!

Isto NÃO significa que:
1. vamos agora ter as missas de todos os domingos em latim;
2. que a Igreja agora só vai comunicar em latim;
3. que todos vamos ter que saber latim para sermos cristãos;

Segundo entendo, a língua nativa de cada povo deve ser a língua em que os sacramentos irão continuar a ser celebrados. Até porque não faria sentido ser de outra maneira. E o latim não vai ser imposto a ninguém. Apenas e só se quer salvaguardar uma tradição que tem já muitos séculos (desde o séc. XVI no Concílio de Trento) e que foi marca do caminho da Igreja no mundo. Apenas e tão só isto, creio eu!

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 13

Ajudem o Darfur!

A pedido do P. Leonel, comboniano do Centro Vocacional Juvenil de Coimbra, aqui vai a sugestão:

O genocídio continua no Darfur. Já se fala numa catástrofe pior do que o Ruanda.
É preciso agir! No terreno temos várias organizações que tentam ser uma gota de água no meio de tanta tragédia. Cá, em Portugal, e um pouco por todo o mundo tentamos ajudar através de campanhas que informem e sensibilizem as pessoas para o que está a acontecer a este povo.
Toda a ajuda é precisa. Em Portugal, ainda estamos no início de uma campanha que visa informar, sensibilizar e fazer com que cada um de nós possa agir em prol dos direitos do povo sudanês. Se tiver ideias ou se se quiser juntar à campanha, basta ir a http://plataformafrica.blogspot.com .

Quando foi a campanha de Timor, no início, a maioria da pessoas não acreditava que se pudesse fazer alguma coisa. Mas fez-se. Ainda ontem, nas comemorações do 10 de Junho, o presidente timorense, Ramos Horta, agradeceu a Portugal por ter contribuído massivamente para que Timor se tornasse numa democracia.

E se fosse connosco? Não gostaríamos, de certeza, que silenciassem o nosso sofrimento.

Saudações
Leonel
Fé e Missão (Missionários Combonianos)

Etiquetas: ,

quinta-feira, junho 7

Pink - Dear Mr. President

Há dias este tema da "Pink" chamou-me a atenção: "Dear Mr. President". A letra é tão poderosa que qualquer comentário só estraga mesmo. "Querido Sr. Presidente, como pode dormir tranquilo enquanto nós choramos! E se viesse dar uma voltinha connosco pelo mundo? Sr. Presidente não sabe nada sobre o que é trabalho sofrido!"
Dá que pensar... Obrigado Sofia e Nuno!
Em baixo ficam algumas outras sugestões de interpretação deste tema no YouTube.





http://www.youtube.com/watch?v=S1fGvwNRulg

http://www.youtube.com/watch?v=lB_j5-Z2c78

http://www.youtube.com/watch?v=ITZZ6-qCYIE

http://www.youtube.com/watch?v=nG9TsTCfLec

Etiquetas: , , , ,

quarta-feira, junho 6

Papa chama atenção do G8

CIUDADE DO VATICANO, 6 JUN 2007 -No final da audiência geral de hoje, celebrada na Praça de S. Pedro, o Papa fez uma chamada de atenção aos chefes de Estado e Governos do G8, os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia, que participam de 6 a 8 de Junho em Heiligendamm (Alemanha) na cimeira anual.

O Papa recordou que no passado 16 de Dezembro escreveu à chancelã alemã, Angela Merkel, por ocasião do início da presidência alemã da União Europeia, para "agradecer-lhe, em nome da Igreja católica, pela decisão de manter na ordem do dia do G8 o tema da pobreza no mundo, com particular atenção à África. Merkel respondeu-me cordialmente no dia 2 de Fevereiro -disse-, assegurando-me o compromisso do G8 em alcançar os objectivos do desenvolvimento do milénio."

"Desejo agora dirigir uma nova chamada de atenção - continuou - aos líderes reunidos em Heiligendamm, para que mantenham as promessas de aumentar substancialmente a ajuda ao desenvolvimento, em favor das populações mais necessitadas, sobretudo as do continente africano."
Bento XVI sublinhou que "neste sentido, merece uma atenção especial o segundo grande objectivo do milénio: «o da educação primária para todos; o assegurar que cada criança complete todo o curso da escola primária até 2015.» Estas metas são parte integrante de todos os objectivos do milénio; é garantia de consolidação dos objectivos alcançados; é um ponto de partida dos processos autónomos e sustentáveis de desenvolvimento."

"Não se deve esquecer que a Igreja católica siempre tem estado na primeira linha no campo da educação, chegando em particular aos países mais pobres, onde as estruturas estatais, muito frequentemente, não conseguem chegar. Outras Igrejas cristãs, grupos religiosos e organizações da sociedade civil partilham este compromisso educativo. É uma realidade - concluíu - que na aplicação do princípio de subsidariedade, os governos e as organizações internacionais estão chamados a reconhecer, a valorizar e a sustentar, tambem mediante a a promulgação de contribuições financeiras adquadas. Esperamos que se trabalhe seriamente para alcançar estes objectivos."

Etiquetas: ,

8 de Junho - Dia Internacional pela Justiça Climática contra o G8


Dia 8 de Junho será o Dia Internacional de Acção Directa pela Justiça Climática, o último dia da reunião do G8 na Alemanha.

Convocado pela Rede Internacional Rising Tide, este é o apelo a acções autónomas, descentralizadas e criativas em várias cidades e locais do Mundo. Já estão marcadas iniciativas no Reino Unido, América do Norte, Alemanha, Canadá, Austrália e muitos outros.

Também em Portugal podemos ajudar a construir este protesto global, em festa e com imaginação. Em Lisboa e Porto a Rede G8, que junta vários activistas individuais e de movimentos e associações que se identifiquem com o tema, junta-se a este protesto com acções de rua.

Queremos marcar este dia com um protesto bem vivo e por isso apelamos a que «te deixes cair nesta rede» porque estamos certos que partilhas destes pontos de vista. A tua participação é importante e podes colaborar de várias formas - pintura, filmagem, representação, distribuição do nosso manifesto, interacção com a população, bicicletada e o mais que queiras sugerir!


É também fundamental que ajudes desde já a passar a palavra.
No Porto:
O que vamos fazer? Vamos simular um mercado de direitos de emissão («Outlet do Carbono») onde haverá figurantes a representar cada um dos líderes do G8 a tentar comprar direitos a outros países, ou seja, a «oferecer» gases de efeito de estufa (simbolizados por balões negros «negociados» com quem vai a passar na rua...). Denunciar-se-á localmente um dos aspectos que mais gravemente está a contribuir para esta situação na zona do Porto : o abuso e favorecimento do automóvel privado a par com o desprezo e crescente mau trato dado aos transportes colectivos e aos seus utentes.

Onde o vamos fazer? Na Rua de Santa Catarina. Ponto de encontro no centro comercial de Via Catarina.

Quando? Dia 8, claro, sexta-feira, a partir das 15.30h

Para colaborares e para mais informações contacta: rede-g8-porto@pegada.net
936333332, 966060499, 919053035

Em Lisboa:
Entre a Rua Augusta e a Av. da Liberdade teremos várias acções, de performance ou instalação de rua:

Na Rua Augusta vamos ter uma batalha pela justiça climática contra os líderes do G8: um mapa mundo em que todas as pessoas impedem que o G8 encha o Mundo de gases poluentes, emissões que afectam sobretudo os países do hemisfério Sul. Salvar o clima com justiça social contra a poluição dos mais ricos! Aparece às 17h30 no início da R. Augusta (lado Rossio)

Mas teremos muito mais...Não faltes! E não deixes de participar nos preparativos! Passa palavra!

Para colaborares e para mais informações contacta: justica.climatica@gmail.com

Para acompanhares todos estes preparativos vai a: www.geoito2007.blogspot.com

Etiquetas: , ,

Custos da Guerra vs "Custo" do Desenvolvimento

Custos da Guerra do Iraque ao segundo
(ver custos detalhados aqui)

«Sumário: Usando duas formas de abordar o assunto, o World Bank estima que, se os países melhoram as suas políticas e instituições de ajuda, a ajuda estrangeira adicional requerida para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015 é entre 40 a 60 mil milhões de dólares por ano.»

Ora, a avaliar pelos custos da guerra no Iraque, medidos apenas do ponto de vista dos gastos dos EUA, só esses dariam para financiar mais de 10 anos de apoio à prossecução dos Objectivos do Milénio, tendo em conta o limite inferior desta estimativa de custos do Banco Mundial. São , portanto , objectivos perfeitamente realizáveis.

Etiquetas: , , ,