sábado, abril 1

"Deus é Amor" ajuda crianças em Angola


Bento XVI escreveu a sua primeira carta encíclica sobre o amor. Chamou-lhe, em latim, «Deus Caritas Est», «Deus é Amor» (Paulinas 2006) e dividiu-a em duas partes: (1) A unidade do amor na criação e na história da salvação e (2) Caritas – a prática do amor realizada pela Igreja enquanto «comunidade de amor».
O Papa Ratzinger remete-nos assim através do seu primeiro documento para o essencial da vida cristã: a experiência do amor de Deus por cada um de nós. Somos fruto da benevolência divina, do seu amor eterno (1Reis 10, 1-10).
«As palavras [Deus é amor] exprimem o centro da fé cristã: a imagem cristã de Deus e também a consequente imagem do ser humano e do seu caminho» (n.º 1).
Os Gregos têm três palavras para designar o amor: eros, philia e ágape; o amor erótico, a amizade e o amor oblativo. Muitos mestres cristãos viam nessa gradação o caminho espiritual a fazer: passar do eros à philia e desta ao ágape, o amor maior.
O papa apresenta uma visão diferente: a integração do amor. Escreve que «na realidade, eros e ágape – amor ascendente e amor descendente – nunca se deixam separar completamente um do outro» (n.º 7). E prossegue: «o “amor” é uma única realidade, embora com distintas dimensões. […] Quando as duas dimensões se separam completamente uma da outra, temas uma caricatura ou, de qualquer modo, uma forma redutiva do amor» (n.º 8). E cita um autor cristão antigo que, num tratado sobre os nomes divinos, «chama Deus, ao mesmo tempo, eros e ágape» (nota 7).
A editora Rei dos Livros vai publicar uma edição solidária da encíclica «Deus é Amor». A obra terá introdução e comentários de Tony Neves, missionário espiritano, e é ilustrada com 162 fotos de Lúcia Pedrosa. A editora oferece dois euros e meio por cada livro vendido ao Centro de Meninas do Huambo, em Angola. Esta edição custa 10 euros.A sessão de apresentação da obra decorre na Livraria do Rei dos Livros, Rua de S. Nicolau 22, na Baixa de Lisboa, terça-feira, 4 de Abril, ás 18h00.