quarta-feira, outubro 18

Campanha "LEVANTA-TE contra a Pobreza"

Car@s amig@s,

Este é o número final das pessoas que se levantaram contra a Pobreza global entre os dias 15 e 16 de Outubro

23.542.614!!!
Mais de vinte e três milhões e meio!
Desde fãs de cricket em Jaipur, na Índia, alunos na Faixa de Gaza e Cisjordânia, multidões em concertos em bairros de lata na cidade de Mbare no Zimbabué e um ajuntamento gigantesco na famosa Times Square (Nova Iorque), todos se juntaram para tentar este recorde mundial. Do lobby de entrada do hotel mais alto do mundo no Dubai, estádios de futebol em Espanha e México, igrejas por toda a África e escolas em todo o mundo, incluindo a China, milhões levantaram-se contra a pobreza e demonstrar a sua solidariedade com os mais pobres. Na Europa fomos quase 900 mil pessoas! Portugal esteve à altura e tivemos quase 20 mil pessoas a participar na iniciativa em escolas, câmaras municipais, locais de trabalho e nas suas próprias casas.

Muito obrigado pelo vosso empenho no “Levanta-te Contra a Pobreza, Levanta-te Pelos Objectivos do Milénio”. Temos a certeza que ao juntarem a vossa voz a esta campanha, os nossos líderes vão ouvir-nos e começar a cumprir a até exceder os Objectivos do Milénio.

Podem ver fotos no site http://www.pobrezazero.org/openstup.htm

Um abraço solidário,
Campanha PobrezaZero

O recorde pode até ter sido alcançado mas... 23 milhões e meio de pessoas no mundo são uma "gota no oceano..." Num universo de 6 mil milhões de pessoas no mundo estes números são insignificantes. Tendo em conta que 2 mil milhões vivem em pobreza extrema, restam cerca de 4 mil milhões dos quais apenas 23,5 milhões se manifestam contra o estado permanente das coisas.

Mais vergonhoso é o número de europeus (os mais instalados!) a responder: não chegou a 1 milhão! Portugal... bom mais uma gotinha no oceano: apenas 20 mil, ou seja, 0,2% da população portuguesa...

Será que afinal a pobreza não importa mais e vivemos instalados no nosso cantinho e "tá-se bem"? Tirem as conclusões... eu já tirei as minhas!