quinta-feira, junho 21

Líderes Mundiais discutem Darfur

Líderes mundiais incluindo Estados Unidos, China, Rússia e Japão, vão reunir com representantes da ONU e da União Europeia em Paris na segunda-feira para discutir a situação no Darfur, anunciou o ministério francês dos negócios estrangeiros.Representantes dos Estados Unidos, Grã-bretanha, Canadá, Dinamarca, Egipto, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia confirmaram a participação na Conferência de Paris.
A União Africana e o Sudão muito provavelmente ficam de fora em protesto por não serem previamente consultados sobre a iniciativa.O encontro é organizado pelo recém-eleito presidente francês, Nicolas Sarkozy. Pretende juntar todos os países envolvidos no conflito do Darfur juntamente com a China para discutir uma solução política e questões humanitárias e de segurança, explicou a agência AFP.

Apesar de ser uma atitude de louvar, penso que a síndrome de superioridade dos países mais desenvolvidos e mais ricos continua. Não será um bom prenúncio que Sudão e União Africana não tenham sido sequer consultados para esta reunião. Será que, da agenda, fará parte quais os planos estratégicos, económicos e políticos a retirar desta situação? É que boa vontade gratuíta é já uma "ave rara" no nosso mundo político... infelizmente! Aguardo para ver...

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 26 junho, 2007 10:53, Blogger Maria João said...

E no fundo não são superiores em quase nada...

Vamos lá a ver no que é que estas conversações vão~dar...

beijos em Cristo

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home