segunda-feira, maio 29

Uns cliques que podem salvar


A rapidez pode valer uma vida...
A Amnistia Internacional está a recolher assinaturas online na tentativa de salvar Nemat. Tem 17 anos é iraniano e foi condenado à morte. Mão se sabe onde está preso mas sabemos que as assinaturas recolhidas podem talvez salvar-lhe a vida. O seu enforcamento pode estar por dias ou, quem sabe, até só por horas. Não podemos parar o tempo mas podemos fazer com que as coisas mudem.
Nemat foi acusado de um crime que ele confessou apenas depois de um "longo interrogatório"... vá-se lá saber o que se entende por "longo interrogatório" e com que meios foi conseguida esta confissão. Nemat pode até ser culpado (o que se duvida), mas ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, muito menos a um menor.
O Irão comprometeu-se a não executar menores em 1990, mas desde essa data já faltou a esse compromisso pelo menos 18 vezes
Clica aqui para preencheres um pequeno formulário que se juntará às mais de 25500 assinaturas já recolhidas. Podes ler também a carta que será enviada ao presidente iraniano com a petição de reconsiderar a decisão.