quarta-feira, junho 6

8 de Junho - Dia Internacional pela Justiça Climática contra o G8


Dia 8 de Junho será o Dia Internacional de Acção Directa pela Justiça Climática, o último dia da reunião do G8 na Alemanha.

Convocado pela Rede Internacional Rising Tide, este é o apelo a acções autónomas, descentralizadas e criativas em várias cidades e locais do Mundo. Já estão marcadas iniciativas no Reino Unido, América do Norte, Alemanha, Canadá, Austrália e muitos outros.

Também em Portugal podemos ajudar a construir este protesto global, em festa e com imaginação. Em Lisboa e Porto a Rede G8, que junta vários activistas individuais e de movimentos e associações que se identifiquem com o tema, junta-se a este protesto com acções de rua.

Queremos marcar este dia com um protesto bem vivo e por isso apelamos a que «te deixes cair nesta rede» porque estamos certos que partilhas destes pontos de vista. A tua participação é importante e podes colaborar de várias formas - pintura, filmagem, representação, distribuição do nosso manifesto, interacção com a população, bicicletada e o mais que queiras sugerir!


É também fundamental que ajudes desde já a passar a palavra.
No Porto:
O que vamos fazer? Vamos simular um mercado de direitos de emissão («Outlet do Carbono») onde haverá figurantes a representar cada um dos líderes do G8 a tentar comprar direitos a outros países, ou seja, a «oferecer» gases de efeito de estufa (simbolizados por balões negros «negociados» com quem vai a passar na rua...). Denunciar-se-á localmente um dos aspectos que mais gravemente está a contribuir para esta situação na zona do Porto : o abuso e favorecimento do automóvel privado a par com o desprezo e crescente mau trato dado aos transportes colectivos e aos seus utentes.

Onde o vamos fazer? Na Rua de Santa Catarina. Ponto de encontro no centro comercial de Via Catarina.

Quando? Dia 8, claro, sexta-feira, a partir das 15.30h

Para colaborares e para mais informações contacta: rede-g8-porto@pegada.net
936333332, 966060499, 919053035

Em Lisboa:
Entre a Rua Augusta e a Av. da Liberdade teremos várias acções, de performance ou instalação de rua:

Na Rua Augusta vamos ter uma batalha pela justiça climática contra os líderes do G8: um mapa mundo em que todas as pessoas impedem que o G8 encha o Mundo de gases poluentes, emissões que afectam sobretudo os países do hemisfério Sul. Salvar o clima com justiça social contra a poluição dos mais ricos! Aparece às 17h30 no início da R. Augusta (lado Rossio)

Mas teremos muito mais...Não faltes! E não deixes de participar nos preparativos! Passa palavra!

Para colaborares e para mais informações contacta: justica.climatica@gmail.com

Para acompanhares todos estes preparativos vai a: www.geoito2007.blogspot.com

Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 08 junho, 2007 11:35, Anonymous Anónimo said...

A agenda do G8 deve mesmo preocupar-se com o ambiente e com a economia à escala mundial. Cada vez mais o que fazemos tem influencia não só perto de nós e naquilo que nos rodeia bem como noutros cantos do mundo. A percepção desta realidade e quanto mais universal e difundida ela for, vai ajudar a que sejamos mais conscientes dos actos que teremos de tomar para tornar o nosso mundo melhor. Temos de deixar a utopia e passar à acção. Se estas acções, de alguma forma influenciarem os países mais ricos e industrializados a tomar políticas globais, então vamos apoiá-las! A sociedade começa a dar alguns sinais que quer mudança: a utilização do ecoponto, o prémio Nobel da Paz para o defensor da Economia Social...estamos no início. Espero que estejamos também no bom caminho.

 

Enviar um comentário

<< Home