terça-feira, março 14

O outro lado do mundo...

Pobreza, miséria e desgraça a nu...
para sensibilizar corações!


A RTP vinha a anunciar há alguns dias, "com pompa e circunstância," uma grande reportagem da jornalista Judite de Sousa sobre o trabalho da ONU na República Democratica do Congo. E sentei-me para ver. Gostei de ver que afinal a pobreza em África até chama a atenção dos media. Não gostei a forma como o nosso ex-primeiro ministro saiu como o grande protagonista da dita reportagem. Foi muito protagonismo filantrópico para demasiada pouca busca jornalistica das razões pelas quais, por exemplo, cada 5 segundos morre uma criança no mundo por falta de nutrição.


"Só com imagens destas realidades é que conseguimos que os países mais ricos se movem para fazer algo por esta situação!" - palavras de António Guterres na mesma reportagem. É demasiado vergonhoso que assim seja. Mas é disso que o meu povinho gosta, e... pelos vistos, também os políticos: "Sangue, guerra, crianças a morrer de fome, pobreza extrema..." Espectáculo! E mais reality show! Muito mal vão os homens e mulheres deste mundo se só com imagens chocantes deixam o seu coração ter uma actitude de bem fazer e de caridade!
Fica ainda muito por dizer e investigar, Judite de Sousa! Porque é que se há produção suficiente de alimentos para toda a humanidade para que ninguém passe fome, são milhares aqueles que não sobrevivem diariamente? Estará, de facto, a ONU a fazer uma trabalho necessário? Eu não duvido que sim, mas... não será que os governos corruptos de muitos destes países em vias de desenvolvimento estarão a beneficiar e a abusar das ajudas externas? Porque é que as populações se queixam tantas vezes que os alimentos doados pela ONU nunca chegam na sua totalidade ao seu destino? A culpa morre sempre solteira? Isso sim, sra. jornalista, seria talvez um jornalismo mais realista, mais honesto e mais denunciador das injustiças que se cometem por essa África fora.
Já agora, deixe-me completar a sua reportagem. Perguntava quem seriam os culpados do genocídio do Ruanda e do Burundi com uma palavra apenas: CULPA... disse-o hoje no jornal da noite da TVI Miguel Sousa Tavares: os franceses! Até daria uma boa história, não?