terça-feira, abril 18

Nossa Senhora da... Tosse!!!

O nome é no mínimo estranho!


Hoje, 3ª feira depois da Páscoa, celebra-se em Folhadal, concelho de Nelas - Viseu, a festa da Nossa Senhora da Tosse. É mesmo isso. Não há engano!
Disso mesmo fui eu testemunho hoje. Fui convidado pelo pároco para "pregar" um sermão à Nossa Senhora da Tosse. Investiguei, procurei por todo o lado e tudo o que consegui saber foi simplesmente que é uma tradição já muito antiga. Já no século XVIII as crónicas falavam de um culto à Nossa Senhora da Tosse nas margens do rio Mondego, nestas paragens. Depois, por causa das cheias do mesmo rio, a imagem foi trazida para a igreja de Folhadal. E, desde então, existiam muitas peregrinações de povoados vizinhos. Pode ser que o culto esteja ligado aos efeitos terapêuticos das termas da Felgueira, ali perto.
Uma coisa é certa: a tradição foi cumprida - a igreja estava a abarrutar de gente.
De que falei então? - perguntam vocês! Pois nada mais nada menos do que de Nossa Senhora. Ela é sempre a mesma, seja da tosse, da rouquidão, das dores ou da Senhora aos pés da Cruz!
Talvez por aqui passe a nova evangelização: purificar as nossas devoções religiosas, enquadrando-as na perspectiva correcta.

Isto há tradições...