quarta-feira, junho 14

Mundial de Futebol e... Igreja!

Mundial de Futebol continua a suscitar iniciativas eclesiais

Poucos dias depois do início do Campeonato Mundial de Futebol Alemanha-2006, continuam a ser muitas as iniciativas ligadas à Igreja Católica para viver este momento.
A agência católica italiana SIR relata a ideia do padre David Cain, sacerdote da diocese inglesa de Nottingham e adepto incondicional da Inglaterra, que decidiu criar uma “Capela do Mundial” dentro da Catedral local. Assim, ao lado dos ícones tradicionalmente ligados ao culto, estão, por estes dias, as bandeiras das selecções mundiais que jogam na Alemanha.
“A minha esperança é que possam entrar aqui novos fiéis e visitantes”, refere o sacerdote, para quem “os mundiais são uma importante ocasião de comunicação entre os diversos povos”.
O secretariado nacional para as vocações da Conferência Episcopal de Gales e Inglaterra também quer aproveitar o interesse suscitado pelo Alemanha-2006 e lançou uma campanha publicitária em que os padres são comparados às estrelas de futebol. “Todos os jovens sabem que para se tornarem jogadores de futebol são precisos dedicação, paixão, anos de perseverança e o apoio da equipa. Também no sacerdócio, de certa forma, há estas características e quisemos comunicá-lo assim aos jovens”, disse o responsável por este secretariado, Paul Embery.
Na Alemanha, por outro lado, continuam as mostras, encontros de oração e outras iniciativas ligadas à Igreja, por ocasião do Mundial. Em Dortmund, por exemplo, abriu o “Café Mundial", tenda das Igrejas Evangélica e Católica com 100 metros quadrados, nos quais são vendidos produtos do chamado “comércio justo”, entre os quais bolas de futebol. Pois claro.