sexta-feira, setembro 1

Miséria em Vilamoura



Foi no dia 25 de Agosto...
Passei de férias pelo lugar do Jetset lusitano...
Barcos de luxo, hoteis opulentos, roupa caríssima (aprecei uns calções a 110.00€!!!), tudo do bom e do melhor...
Também não faltou do mau e do pior como documenta este video na marina de Vilamoura.
E de certo que não é culpa de "Deus Amor"... É tua e minha!
Haja vergonha na cara para tanta desigualdade!

É pena fazer a minha reentré assim, mas... aqui estou de novo de regresso ao "pica boi"!

1 Comments:

At 02 setembro, 2006 01:25, Anonymous Anónimo said...

Depois de umas férias que espero tenham sido óptimas, que bom é poder usufruir das suas "alfinetadas" que nos despertam para o mundo real. De certo que a culpa não é do "Deus Amor", mas o que podemos fazer? Envio um mail( que me enviaram) que reflecte a profunda desigualdade ( para a qual me sinto impotente e sem grande esperança na mudança):
"Entrei apressado e com muita fome no restaurante.Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia
atribulado, para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo,
além de planear a minha viagem de férias que há tempos não sei o que
são.
Pedi um filete de salmão com alcaparras na manteiga,uma salada e um sumo de laranja. Abri meu notebook e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim: -Tio, dá um trocado?
-Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você. Para variar, minha caixa de entrada esta lotada de e-mails. Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas.
Ah! Essa musica me leva a Londres e às boas lembranças de tempos idos.
- Tio, pede para colocar margarina e queijo também.
Percebo que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois me deixe trabalhar,estou muito ocupado.
Chega a minha refeição e junto com ela meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me
pergunta se quero que mande o garoto ir embora.Meus resquícios de consciência, me impedem de dizer. Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o
pão e mais uma refeição decente para ele.
Então ele sentou à minha frente e perguntou:
-Tio o que esta fazendo?
- Estou lendo uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via
Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores > questionários desses):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Tio você tem Internet?
- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas,ler,escrever,sonhar,
trabalhar, aprender. Tem de tudo no
mundo virtual.
-E o que é virtual?
-Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente
na certeza que ele pouco vai entender e vai me libertar para
comer minha refeição,sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos,algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que
gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias,transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Muito bom isso. Gostei!
- Mocinho, você entendeu o que é o virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse
jeito...Virtual.Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde,quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que
vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo,meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre
imagino nossa família toda junta em casa, muita comida,muitos
brinquedos de natal e eu indo ao colégio para vir a ser médico um dia. Isso é virtual não é??? >
-Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado.Esperei que o menino terminass de literalmente "devorar" o prato dele,paguei a conta, e dei
o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um"Brigado tio, você é bom".
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!"
Se é História ou Estória, não importa. O que importa é a Mensagem".
O que fazer? Como fazer? Será que algum dia tanta desigualdade vai "por água abaixo"? Deus nos Ajude!!!

 

Enviar um comentário

<< Home