sexta-feira, abril 20

Escutismo: 100 anos de bons exemplos!

O ponto de encontro é o mesmo do “Rock in Rio”. Milhares de jovens vão invadir o parque da Bela Vista, em Lisboa. O encontro dura todo o fim-de-semana e culmina com uma missa em honra de São Jorge, padroeiro do escutismo.
Só do distrito de Lisboa deslocam-se mais de 7.000 escuteiros para este encontro que assinala os 100 anos deste movimento e os 150 anos do nascimento do seu fundador, não católico Baden-Powell. Foi ele que disse: “O Homem de pouco vale se não acreditar em Deus e obedecer às suas leis. Por isso, todo o escuteiro deve ter uma religião."
Esta espécie de exército juvenil – que, segundo as idades, se arrumam por Lobitos, exploradores, Pioneiros e Caminheiros – tem mais de mil agrupamentos e 70.000 mil membros, no nosso país.
As virtualidades desta formação integral são agora reafirmadas pelos bispos portugueses que, uma nota sobre o centenário do escutismo, recordam a actualidade das últimas palavras do seu fundador: “Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não provém da riqueza, nem do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. (…) O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes e, quando chegar a vez de morrer, ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem”.


Aura Miguel, RR - 1ª Página

Etiquetas: ,