quarta-feira, julho 2

Deus não castiga... só sabe AMAR!


É verdade que já não ando por estas bandas há muito tempo!!!! A vida tem sido bem atarefada...
Porém, hoje, recebi um email que não posso deixar de publicar neste espaço de "Mungu ni Upendo" - Deus é amor! Compreendereis porquê...

Entretanto, nas entrelinhas, deixo-vos também a notícia que depois de 6 anos de serviço em Portugal, vou regressar no final do Verão para o Quénia. Sim... custou, mas já é oficial! Assim que irei dando notícias por estas bandas. Espero!

Mas vamos à razão da publicação desta mensagem: foi escrita por um grande teólogo leigo que neste momento está a lutar contra um cancro, o Dr. José Dias. E isto é importante! Dá muito mais sentido ao que escreve... e ao que pensa. Aí vai:

Castigo de Deus

Recentemente a actriz Sharon Stone classificou o terramoto, ocorrido na China a 12 de Maio e que matou mais de setenta mil pessoas, como um castigo de Deus, pelo "modo como os chineses tratam os tibetanos".

A ideia não é nova e pelo menos Homero já a utilizava. Logo a abrir a Ilíada, o sacerdote de Apolo, Crises, queixa-se por lhe terem raptado a filha. Então…

Enfureceu-se o deus contra o rei e por isso espalhara entre o exército uma doença terrível de que morriam as hostes.…
Assim (o sacerdote) disse, orando; e ouviu-o Febo Apolo.
Desceu do Olimpo, com o coração agitado de ira.
Nos ombros trazia o arco e a aljava duplamente coberta;
aos ombros do deus irado as setas chocalhavam à medida que avançava. E chegou como chega a noite.
Depois sentou-se à distância das naus e disparou uma seta:
terrível foi o som produzido pelo arco de prata.
Primeiro atingiu as mulas e os rápidos cães;
mas depois disparou as setas contra os homens.
As piras dos mortos ardiam continuamente. (I, 9-11; 43-52).

Mais tarde, foram os discípulos de Jesus que perante a cura do cego de nascença perguntavam: "Mestre, quem teve a culpa de ter nascido cego: ele ou os pais?". De pouco adiantou a recusa de Jesus em aceitar tal explicação: "Nem ele nem os seus pais" (Jo 9,2.3).

Mais recentemente, o cardeal Siri veio também dizer que a sida era um castigo de Deus.

É já altura de deixarmos de maltratar Deus e culpá-lo das nossas burrices. Muito do nosso sofrimento é causado pelos nossos erros, pelos erros dos outros ou pela dinâmica de uma natureza que é tão imperfeita como nós. Mas é tão cómodo culparmos Deus.

Coitado de Deus! Deus que é Amor puro, oblativo, comunicativo.

Mas até aqueles que acreditam que Deus é Amor, arranjam maneiras para distorcer esse Amor. Deus castiga porque ama; e quanto mais sofrimento mandar, maior é o seu amor. Tenho ouvido tantas vezes isto, especialmente agora que estou doente!

E, no entanto, Jesus para nos mostrar o Amor de Deus contou aquela parábola lindíssima do filho pródigo. Deus é o Pai que espera todos os dias o regresso do filho pecador. E quando ele regressa e nem sequer se acha digno de ser escravo na casa paterna, o Pai manda aos seus servos: "Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado" (Lc 15, 22-24).

Como é bom acreditar num Deus assim que está sempre disposto a amar-nos e parece que nem sequer chega a tomar consciência dos nossos pecados!
Zé Dias

Obrigado Zé Dias por tão delicioso desabafo! Conta com a nossa oração!

Etiquetas: , , ,

4 Comments:

At 14 julho, 2008 01:46, Anonymous Anónimo said...

Muito bonito. Tudo o que aqui acabo de ler.

 
At 16 agosto, 2008 23:49, Blogger Erick Sávio said...

paz e bem santo(a) irmão(ã), você foi o primeiro convocado a cotribuir para o site GUIA DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.

pra contribuir para o site basta que você comente no site colocando o nome de seu blog o link e o feed(o feed só coloque se tiver) e nós iremos disponibilizar e divulgar seu blog para toda a web, AJUDE-NOS SANTA PESSOA.

link do nosso site: www.blogscatolicos.uni7.net/

venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.

 
At 03 setembro, 2008 00:59, Blogger osátiro said...

Rezemos pelos Católicos da Índia perseguidos e assassinados:

http://www.zenit.org/article-19338?l=portuguese

 
At 09 novembro, 2008 20:31, Blogger Semina said...

Pe. Filipe...
Este post está muito interessante. Marcou-me algumas coisas que voce mencionou e irei ficar com elas na memória...

Um abraço e boa missão,
Francisco Martins

 

Enviar um comentário

<< Home