quinta-feira, junho 29

ALEM MAR - ESPECIAL AMÉRICAS 2006


A Além-Mar de Julho apresenta um número especial sobre a América: um continente a dois tempos. São tais as diferenças, os contrastes e as desigualdades, que à América se chama habitualmente Américas. Num período particular da sua história, um guia especial ajuda-o a conhecer os 35 países e 15 territórios que a(s) integram.

Outros artigos:
Américas:
Populismos de esquerda, radicalismos de direita. A sul, somam-se as vitórias da esquerda e alastra o populismo. A norte, reina o radicalismo mais conservador. Entre Hugo Chávez e George W. Bush, o contraste não podia ser maior. Os extremos tocam-se. Embora, por enquanto, ainda não se choquem.
Igreja: Estancar a evasão de fiéis. Comunidades eclesiais de base, movimentos apostólicos, pastorais sociais, congregações religiosas, paróquias e dioceses preparam mais uma Conferência Episcopal Latino-Americana, a realizar em Maio de 2007. Isto num momento em que a evasão de fiéis se torna preocupante.
Indígenas: A força dos pequenos. O 5.º Encontro Continental de Teologia Índia, que reuniu em Manaus, em plena Amazónia brasileira, quase duas centenas de participantes vindos de 15 países, terminou com uma mensagem dirigida a todo o mundo: «A força dos pequenos está na sua união.»