sexta-feira, dezembro 24

Pureza de Natal


"Obrigado, P. Filipe! Este bocadinho de açucar e arroz vai dar-nos um Natal bonito lá em casa!"
Esta foi a resposta dada por algumas das pessoas que trabalham connosco na Missão. Agradeciam o tradicional "zawadi ya Krismasi" (lembrança de Natal) que costumamos oferecer-lhes.
Que alegria mais pura! Que pureza do verdadeiro sentido de Natal: o pouco, o simples, o humilde que traz uma enorme alegria e faz sorrir quem assim recebe.

Mais uma vez, uma lição grande para mim. Estas palavras e atitudes fazem-me voltar às origens. Fazem-me pensar naquele Menino Salvador que muito poucos reconheceram. Pobre - sem ter onde nascer em condições apropriadas; simples - sem grandes anúncios, sem grandes festas; só os pastores, a "escumalha" do povo de Israel, conseguiu olhar mais profundo e perceber que naquele Menino simples, pobre e humilde, nascia a Alegria maior que o mundo jamais acolheu!

São os gestos desta gente simples, pura e humilde que hoje me ensinaram a olhar mais profundo no que realmente significa celebrar a verdadeira alegria do Natal. Sem mesas recheadas de doces e requintadas refeições, sem luzinhas na árvore de Natal, sem os múltiplos anúncios natalícios que encharcam os nossos ouvidos e olhos, sem o corre-corre das prendas e lembranças...
Se me perguntam se sem tudo isso pode haver Natal... pois eu digo que sim! Precisamente porque este sentido do Natal, simples mas cheio de alegria, é aquele que me enche a vida e o coração.

Fica aqui a partilha de um texto que foi publicado na Agência Ecclesia há 2 dias em que descrevo como vivo o Natal em Pokot. Clique aqui.

A Todos um Santo e Feliz Natal, cheio da Alegria simples, pobre e humilde que é aquela que traz verdadeiro sentido à nossa vida!
Que Deus vos abençoe com um ano de 2010 cheio da Sua Paz.


Etiquetas: , , , , , , ,

2 Comments:

At 30 dezembro, 2010 19:00, Anonymous Anónimo said...

Filipe,
são os testemunhos, são as vivências que tu nos relatas que nos fazem viver com Deus Menino no nosso coração. Nesta ponte entre cá e onde tu estás também são os exemplos de que consegue viver o Natal e mais ainda daqueles que tentam viver em união com Deus Pai. O O Deus de amor,o Deus das coisas simples mas genuínas. até breve. Santo e Feliz Natal e um 2011 muito feliz
João

 
At 21 fevereiro, 2011 16:44, Anonymous Anónimo said...

Meu Caro amigo e irmão do peito.... espero ver-te em breve... entre amigos. Força para a tua Missão... e BOLA PARA A FRENTE... eu por cá vou... indo à bola :)
Marco Aurélio Carvalho

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home