
A VERGONHOSA situação de pobreza em Portugal
Dentro de poucos dias, a Comissão Nacional Justiça e Paz irá realizar uma conferência sobre o tema “Por um Desenvolvimento Global e Solidário – Um Compromisso de Cidadania."
Os números são ALARMANTES... tendo em conta que dois anos de governação são considerados muito positivos pelos nossos governantes. Aí ficam os dados divulgados no relatório sobre a "Caracterização e evolução da pobreza em Portugal." Julge por si!
- "a pobreza assume em Portugal uma incidência muito preocupante, atingindo mesmo um dos valores mais elevados, no contexto da União Europeia"
- em Portugal, cerca de 20% das pessoas (cerca de 2 milhões) detinham, em 2005, um rendimento disponível familiar equivalente, depois das transferências sociais, abaixo dos 60% da mediana nacional. Esta taxa de risco de pobreza, apenas era ultrapassada pela da Polónia e da Lituânia (21%), sendo igual às da Irlanda, Grécia e Espanha.
- a elevada taxa de pobreza registada em Portugal está associada "a uma desigualdade de rendimentos, que é a mais alta de todos os países da UE" a 25.
- "a pobreza infantil assume uma incidência muito elevada, hipotecando o futuro das crianças. Acresce que as taxas de abandono escolar, apesar de alguma redução, se mantêm em níveis muito preocupantes."
- a situação de pobreza infantil é particularmente gravosa entre as famílias monoparentais (34%) ou nas famílias mais numerosas (30%)
- Manuela Silva, presidente da Comissão, considera que "não é tolerável que em Portugal persistam níveis de pobreza tão elevados como presentemente sucede e que o crescimento económico que o País tem conhecido ao longo dos anos não tenha servido para melhorar as condições de vida de cerca dos 20% da população cujos rendimentos ficam abaixo do limiar de pobreza."
Mas há mais... infelizmente:
- Para aceder à notícia na Ecclesia:
Aqui.
- Para aceder ao Relatório da CNJP:
Aqui.
Etiquetas: pobreza, Portugal, poverty