quinta-feira, fevereiro 21

Quénia: novas ameaças de violência

O Grupo Internacional de Crise (ICG), que tem vindo a acompanhar a actual crise no Quénia, argumenta que mais violência poderá estalar no país caso uma solução politica para a crise no país não for alcançada nas próximas horas.
No seu relatório sobre a situação, o ICG diz que grupos armados que suportam ambas as partes envolvidas no conflito estarão a organizar-se para novos ataques.
O relatório apela também para reformas constitucionais e eleitorais dentro da legalidade, aconselhando ainda que a ajuda internacional ao país por países doadores deve ficar condicionada ao sucesso pacífico das actuais negociações em curso.
Numa entrevista à BBC, Donald Steinberg do ICG disse que aparentemente as negociações para estabelecer um governo de transição estão a decorrer bastante bem.
Porém, adianta que "é muito importante que as negociações lidem com aspectos mais profundos do que simplesmente o aspecto político."
"Estamos preocupados que os esforços para alcançar um acordo a curto prazo seja alcançado à custa de mudanças fundamentais a longo prazo que necessitam de ser efectuadas. Se aquilo que se conseguir for somente um acordo de partilha de poder e mudanças transitórias, é incerto se os movimentos que provocaram a violência pós eleitoral aceitarão essas decisões a implementar a curto prazo, podendo a violência recomeçar de novo."
Na raíz da violência, disse, estariam as políticas tribais do "divide para governar" levadas a cabo pelo governante anterior ao actual, Daniel Arap Moi, e que não foram sujeito de acção por parte de Mwai Kibaki no seu período governativo entre 2002 e 2008.
O relatório chama ainda a atenção para o facto de o Quénia ser um ponto estratégico de estabilidade a todos os níveis (politico, social, humanitário) para toda a região da África do Leste. Recorde-se que por ali passam todas as ajudas humnaitárias para o Uganda, Sul do Sudão, Burundi e Ruanda.

Veja aqui a reportagem video da BBC (em inglês) "Ameaça de mais protestos quenianos"

Veja aqui a reportagem video da BBC (em inglês) "Risco de mais violência no Quénia"

Veja aqui a reportagem video da BBC (em inglês) "A crise queniana afecta o Uganda"

Fonte: BBC


Etiquetas: , ,