segunda-feira, outubro 20

Quénia: missão que me espera!

Olá malta amiga!
Encontro-me, como sabeis, quase de partida e de volta para o Quénia. Será, se Deus quiser, no dia 16 de Novembro próximo. E já não é sem tempo! Se tivesse dependido só de mim... já lá estava, obviamente! Mas, graças a Deus, estou a recuperar muito bem... já quase a 100%.
Gostaria de iniciar aqui a publicação de algumas notícias sobre o Quénia. São notícias que são publicadas no sitio da web de um dos jornais do Quénia o "Daily Nation". Para facilitar a compreensão, acrescento-lhes a tradução em legendas... até porque o inglês do Quénia não é propriamente o puro "british".
Espero que esta seja uma forma de, juntos, irmos preparando esta partida missionária. Nem vou só, nem parto só! Parto em nome de todos vós também, amigos e amigas!
Espero que gostem de iniciar a partida comigo... como dizemos no Quénia: safari njema, ou seja, boa viagem!

Turkana, Quénia - Seca dura há 2 anos
O grupo étnico Turkana situa-se no noroeste do país, vizinhos do povo Pokot.
Os Combonianos temos 2 missões nesta zona semi-desértica, tal como a zona Pokot.

Missão de Barpello: Projecto médico em risco

Graças a Deus, o problema deste dispensário

foi solucionado com alguma boa vontade por parte de todos.

Graças a Deus!

Etiquetas: , , , , , , , , ,

quinta-feira, outubro 9

Outubro Missionário: porque tenho de partir!

Foi na passada sexta feira. No Programa Ecclesia da RTP2. O Frei José Nunes expressar aquilo que eu tantas vezes já o tinha expressado com colegas meus: TUDO É MISSÃO, MAS NEM TODA A MISSÃO É AD GENTES... Portanto, não nos tocaria a nós, Missionários Combonianos, como missionários especificamente Ad Gentes, deixar de partir para esses lugares onde Jesus ainda não é conhecido.

No momento da minha partida para o Quénia que se aproxima, muitas pessoas me têm dito: "Porque vais para tão longe? Nós cá também precisamos de missionários! Para quê ir para tão longe? Afinal... não deixas de ser missionário também aqui em Portugal!"

Faço minhas as palavras do Frei José Nunes porque elas têm sido também aquelas que me enchem o coração, a boca e a mente. Creio que basta ver e escutar estes excertos do programa para me conseguir fazer entender a todos os que me questionam porque tenho de partir! Porquê? Porque nós não temos o direito de negar o evangelho e Jesus Cristo aos outros que não O conhecem. Nós não temos de impingir nada a ninguém, nem pensar que somos os únicos salvadores... É a partilha de UM Tesouro que nós temos em Jesus Cristo que não podemos deixar de anunciar a quem ainda não O conhece! É só por isto...

Os dois primeiros videos são excertos do terceiro e último. Os primeiros expressam aquilo que tenho no coração e me faz partir. O último analisa o que deve ser o Mês Missionário e como deve influir e influenciar as vidas de todos os cristãos em Portugal. São belos os últimos pensamentos e declarações do Frei José Nunes neste último video. É só clicar e disfrutar!

Obrigado P. José Nunes!

Etiquetas: , , , , , , ,

Outubro Missionário: Guião Outubro Missionário

Reportagem do programa Ecclesia na RTP2 a lançar e fazer a apresentação do mês de Outubro Missionário através o Guião que todos os anos é preparado para ajudar os cristãos a viver este mês missionário de uma forma mais empenhada nas suas paróquias.
Peça exemplares deste Guião junto do seu pároco, do Secretariado Diocesano das Missões da sua Diocese, Obras Missionárias Pontifícias em Portugal ou aos Missionários (Combonianos, Espiritanos, Verbo Divino, Boa Nova, Consolata, etc...).


Etiquetas: , , , ,

Outubro Missionário: gestos missionários

Um gesto missionário de uma entidade privada (escola Paula Frassinetti) em favor dos mais pobres: uma escola do Porto propõe-se ajudar a alcançar os objectivos do milénio declarados pela ONU. Um gesto missionário no mês dedicado às Missões... era bom pegar moda!

Etiquetas: , , ,