sábado, abril 28

Campanha Sensibilização G8

A cooperação para o desenvolvimento continua imprescindível
"Cumpram as vossas promessas!
O que conta é o que chega aos pobres."

Mais de 100 milhões de crianças nos países em desenvolvimento carecem da oportunidade de frequentar uma escola. A cada ano,500.000 mulheres morrem no parto, por falta de atendimento médico adequado. E, só na África, há 4 milhões de pessoas com Sida que não têm acesso aos medicamentos de que necessitam. Nos 50 países mais pobres do mundo a situação ainda é mais dramática: um terço da população adulta não sabe ler nem escrever, uma em três pessoas sofre de desnutrição e a esperança média de vida não vai além dos 52 anos.

A Igreja Católica pronuncia-se claramente contra a pobreza e a injustiça. Em 8 de janeiro, o Papa Bento XVI voltou a assinalar no seu discurso que: "O escândalo da fome, que tende a agravar-se, é inaceitável em um mundo que dispõe de bens, de conhecimentos e de médios para lhe pôr termo." (8 de janeiro de 2007, Discurso do Papa Bento XVI ao Corpo Diplomático para apresentação dos bons votos de Ano Novo). Como cristãos, somos chamados a empenhar-nos para que todos possam viver com dignidade.

Apoie-nos! As organizações católicas do Norte e do Sul interpelam os governos dos países do G8 e os governos de países em desenvolvimento para que cumpram sua responsabilidade na luta eficaz contra a pobreza, a fome e a doença. Para isto pedimos o seu apoio.

ASSINE A PETIÇÃO

Petição aos Governos do Norte e do Sul:
• Os governos dos países ricos prometeram providenciar recursos financeiros suficientes para reduzir a extrema pobreza para metade, até 2015. Esta promessa tem que ser cumprida, incondicionalmente e sem restrição.
• As ajudas ao desenvolvimento devem beneficiar os pobres. Isto é da responsabilidade de todos governos, tanto no Norte como no Sul.
• O mal da corrupção deve ser derrotado, no Norte e no Sul. A Convenção contra a corrupção da ONU deve ser ratificada e, mais importante ainda, implementada por todos os países.
• A globalização deve ser construída de forma socialmente justa e solidária; só assim será capaz de reduzir a pobreza no Sul e no Norte.

Sim, apoio esta petição aos governos no Norte e no Sul e, em especial, ao governo alemão como anfitrião da cimeira do G8 neste ano em Heiligendamm.



Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 27

Um mundo muito (terrivelmente) cruel...

Que horror...
Os Estados Unidos e a Europa gastam anualmente 17 mil milhões de dólares em comida para animais. Isto representa 4 mil milhões a mais do que a quantidade necessária para prover à saúde básica e à nutrição dos milhões de seres humanos que nada têm.
Fonte: Observatório para o Desenvolvimento Humano da ONU - PNUD 1998

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 26

1500 pessoas executadas em 2006


Só em 2006, segundo dados oficiais da Amnistía Internacional, foram executadas 1500 pessoas. Ainda que estas notícias não façam notícia, há cerca de 4 pessoas executadas no mundo por dia.


AINDA QUE NÃO O VEJAS OU NÃO O SAIBAS, ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO EXISTA!

SE ESTA SITUAÇÃO NÃO TE AGRADA, ACTUA EM FAVOR DOS MAIS DESFAVORECIDOS!


Etiquetas: ,

Semana Oração pelas Vocações

MANGÁS JAPONESES PARA PROMOVER
AS VOCAÇÕES NO REINO UNIDO

Tóquio, 24 abr (RV) - Histórias de quadrinhos do Japão para promover asvocações no Reino Unido. A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales tevea idéia de usar os "mangás" - uma particular arte de desenhos japoneses - na sua campanha vocacional deste ano.

Segundo Paul Embery, diretor do Departamento para as Vocações, da Conferência Episcopal, os desenhos animados "mangás" foram escolhidos para a campanha vocacional-2007, para chamar a atenção dos jovens. Embery disse que a estratégia surgiu depois de ter ouvido, de vários padres, que eles pensaram na vocação pela primeira vez por volta dos 10 anos de idade.

O cartaz com os personagens que representam os sacerdotes católicos foi distribuído em cerca de cinco mil Igrejas, escolas, e centros de oração.

O lançamento oficial será no próximo domingo, no site http://www.calledtoday.com/, que contará a história de cinco personagens, baseada em fatos reais: testemunhos de um sacerdote, duas freiras, um monge e um leigo que dedicaram a vida à Igreja.

Além dos quadrinhos, os bispos ingleses divulgaram as últimas estatísticas vocacionais: segundo eles, o número de aspirantes ao sacerdócio aumentou nos últimos quatro anos.

Atualmente as dioceses da Inglaterra e Gales contam 150 seminaristas. (AL)


Obrigado Fernando Félix, Audácia

Etiquetas: ,

Posso contar contigo?

Estamos precisamente a meio da Semana de Oração pelas Vocações.
Hoje o apelo de Jesus continua: "Posso contar contigo?"
Esta é a semana de, a propósito e despropósito, lançar a rede e dizer a todos que a vida de seguimento de Jesus vale a pena!

A Rádio Renascença, durante esta semana, entrevista alguns daqueles que responderam "SIM, podes contar comigo!"

Ouve aqui o testemunho do Bruno Ferreira, seminarista do 4º ano no Seminário do Porto.

Ouve aqui o testemunho da Sandra Dantas, religiosa das Filhas de S. Paulo.

E tu? Porque não?

Recolhe aqui material variado para aprofundar, rezar e viver a VOCAÇÃO.

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 23

Parabéns aos Missionários Combonianos

60 anos de história missionária em Portugal

No dia 23 de Abril, faz precisamente 60 anos da chegada do P. Giovanni Cotta a Viseu. Pode-se dizer que a vinda dos Missionários Combonianos para Portugal deve-se à expansão do Instituto Missionário a Moçambique. Numa visita à Itália, o cardeal de Lourenço Marques D. Teodósio Clemente de Gouveia passou pelo Sudão, onde viu o trabalho dos Combonianos com os muçulmanos. Logo pensou em convidar o Instituto Missionário a expandir-se até ao norte do Moçambique, no intuito de aí trabalhar com o grande número de muçulmanos desta área do país africano. O cardeal, já na Itália, formulou este pedido ao superior dos Missionários Combonianos, convite que foi aceite.
Logo se procedeu às diligências necessárias para o estabelecimento dos Missionários em terras moçambicanas. Porém, devido a este país africano ser território português, qualquer Instituto devia ter também uma casa de formação na metrópole, tal como o previa o acordo Missionário entre Portugal e a Santa Sé.
Nos inícios de Abril de 1947, o P. Giovanni Cotta chegou a Portugal com o mandato de encontrar uma diocese que acolhesse o Instituto Missionário.
Depois de passar pela diocese de Lisboa, Aveiro e Leiria-Fátima, o missionário chegou à Diocese de Viseu onde encontrou um acolhimento verdadeiramente fraterno por parte do bispo de então, D. José da Cruz Moreira Pinto. O bispo, nem de propósito, acabara de fazer uma novena a pedir a vinda de religiosos para a sua diocese. Com a chegada do P. Giovanni Cotta, à diocese de Viseu, chegava não só um Instituto religioso mas também um missionário.
Foi aqui que então se começou a estabelecer o Instituto em Portugal. Depois da aquisição de uma quinta nos arrabaldes da cidade, foi iniciada a construção do Seminário em 1949. Todos trabalhavam na construção desde os Irmãos Missionários aos seminaristas, ajudados por vários operários de construção das paróquias vizinhas. Ainda hoje as pessoas se recordam de ver os missionários atarefados em cima dos andaimes, vestidos de batina mas de mangas bem arregaçadas.
O seminário ficou concluído e foi inaugurado na sua totalidade em 11 de Dezembro de 1955.
Foi neste ano que o Instituto se expandiu até Vila Nova de Famalicão, depois até à Maia no ano de 1958/59, e mais tarde a Coimbra, Lisboa e Santarém.
Nestes 60 anos de história, realçasse também o início da publicação da revista missionária Além Mar (que celebrou os 50 anos de publicação o ano passado). O primeiro número com periodicidade bimestral saiu em Janeiro de 1956, montada na casa mãe de Viseu e impressa numa tipografia de Gouveia com uma tiragem de 2000 cópias.
São ainda hoje muito recordados os famosos e grandiosos presépios montados cada ano pelos missionários e visitados por grande número de pessoas da região, bem como de ilustres da sociedade de então, como a esposa do Presidente da República.
Os MCCJ são hoje 96, cerca dos quais 30 a trabalhar em Portugal. Os outros trabalham nos mais variados cantos do mundo missionário.

Etiquetas:

sexta-feira, abril 20

O malvado negócio dos medicamentos

Os medicamentos são, desde sempre, um meio de ajudar as pessoas. Pois saiba que hoje no mundo o (malvado) negócio dos medicamentos é um meio de explorar muitos seres humanos, onde os seus direitos humanos não são respeitados. Desde a exploração da mão de obra barata nos grandes países produtores (China, Tailânida, etc), até às coibaias humanas usadas para testar os medicamentos em África. Por exemplo em Nairobi, Quénia, eu próprio testemunhei que as mães grávidas dos bairros de lata de Kibera foram usadas como cobaias para testar um medicamento porque o era mais barato do que fazê-lo em laboratório numa fase em que ainda não era seguro testá-lo em humanos (veja-se ainda o filme "O Fiél Jardineiro" que retrata e conta esta realidade).

Um paradoxo
A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Banco Mundial (BM) e as organizações não governamentais de desenvolvimento promovem a aproximação entre os direitos humanos e as estratégias para a redução da pobreza e o desenvolvimento da saúde.
No entanto ...
Os direitos à saúde não estão presentes na situação global de hoje, onde populações inteiras, em particular as mais pobres, não têm acesso aos medicamentos e tratamentos básicos.

Faça o download do powerpoint "Medicamentos" aqui, e conheça esta realidade abafada pelos grandes lobbies internacionais farmacêuticos, como ainda a forma de actuar para ajudar a mudar a situação.

Etiquetas: ,

Escutismo: 100 anos de bons exemplos!

O ponto de encontro é o mesmo do “Rock in Rio”. Milhares de jovens vão invadir o parque da Bela Vista, em Lisboa. O encontro dura todo o fim-de-semana e culmina com uma missa em honra de São Jorge, padroeiro do escutismo.
Só do distrito de Lisboa deslocam-se mais de 7.000 escuteiros para este encontro que assinala os 100 anos deste movimento e os 150 anos do nascimento do seu fundador, não católico Baden-Powell. Foi ele que disse: “O Homem de pouco vale se não acreditar em Deus e obedecer às suas leis. Por isso, todo o escuteiro deve ter uma religião."
Esta espécie de exército juvenil – que, segundo as idades, se arrumam por Lobitos, exploradores, Pioneiros e Caminheiros – tem mais de mil agrupamentos e 70.000 mil membros, no nosso país.
As virtualidades desta formação integral são agora reafirmadas pelos bispos portugueses que, uma nota sobre o centenário do escutismo, recordam a actualidade das últimas palavras do seu fundador: “Creio que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não provém da riqueza, nem do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. (…) O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes e, quando chegar a vez de morrer, ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem”.


Aura Miguel, RR - 1ª Página

Etiquetas: ,

Algumas Acções Urgentes

Aqui te deixo amig@, algumas acções urgentes para as quais a tua assinatura é muito importante. São campanhas da Anministia Internacional Espanhola que devemos apoiar. Vá lá! São apenas dois clicks que podem salvar vidas! Queres ver alguns resultados destas acções? Clica aqui e vê como TU podes ajudar a mudar o mundo!

DE VUELTA A CASA

Bisher Al Rawi, residente británico recientemente liberado de Guantánamo, nos ha enviado su agradecimiento. No podíamos dejar de compartirlo contigo que has estado aquí todo este tiempo, esperando noticias como ésta. Accede al contenido de la carta haciendo clic aquí.


QUE NO SEA UN COLADOR!


Los grupos parlamentarios aún están a tiempo de enmendar la Ley de comercio de armas presentada por el Gobierno para que no sea una "ley colador". Amnistía Internacional exige un control que evite que las armas españolas lleguen a destinos equivocados. Hay muchas vidas están en juego y tú puedes hacer mucho: Aún hay tiempo para actúar. Firma ahora!


EGIPTO: LEGALIZAR LOS ABUSOS

Unas 18.000 personas se consumen en cárceles de Egipto sin haber sido acusadas ni juzgadas. Algunas llevan así más de 10 años. Durante los últimos 40 años Egipto ha vivido y aplicado la legislación de un “estado de excepción” y ahora se está estudiando incorporar una nueva legislación contra el terrorismo que amenaza con consolidar los abusos. No lo permitas! Actúa por esta causa!

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, abril 18

Arte e Direitos Humanos

Querido amigo,
Querida amiga,

No próximo dia 3 de Maio, o Dia Internacional da Liberdade da Imprensa, dezenas de jornalistas e ciberdesidentes seguirão em diferentes cadeias do mundo por ter exercido o seu direito de opinião. Esta ameaça pesa também sobre um grande número de artistas. A Amenistía Internacional está decidida a lutar para que ninguém possa amordaçar as suas palavras. Por isso criou a colecção Arte Implicada e convida -te a conhecê-la agora.

Esteban BeltránDirector – Amnistía Internacional

Etiquetas: ,

terça-feira, abril 17

Infelizmente... hipocrisias!

Infelizmente a hipócrisia bateu à porta!

Foi com sentimentos de horror que recebemos a notícia do assassínio de 33 estudantes numa escola nos EUA. Todas estas atrocidades devem ser condenadas. Toda a pessoa víctima de violência deve ser chorada.

PORÉM: salta-me a tampa ao pensar que, por exemplo no Iraque, morrem muitas mais pessoas diariamente, victimas de uma guerra estúpida e mal gerida pelos mesmos EUA, pelos mesmos políticos que hoje, marcaram presença nas homenagens às víctimas. Quantas pessoas mortas no DARFUR diariamente enquanto o mundo, e particularmente os EUA, ficam impávidos e serenos? Foram horas e horas de tempo de antena nas cadeias televisivas; foram lançadas para o ar reacções estupefactas e horrorizadas por causa desta atrocidade na escola. Porque que é que não é dada a mesma cobertura e informação nos media internacionais destas situações que se arrastam há anos? Porque é que o mundo diante desta situação entra em estado de choque e, depois, diante do genocídio no Sudão, das atrocidades no Iraque e no Uganda (só para mencionar alguns) lhes passa completamente ao lado?

O ser humano é de facto muito hipócrita!

Etiquetas: , , ,

Túmulo de Jesus... será mesmo?

Foi criada uma grande espectativa com a transmissão do documentário sobre a "Código de Cristo - Túmulo de Jesus Perdido" no passado domingo.
O documentário é realmente feito com profissionalismo, pelo menos para leigos na materia. São mostradas provas científicas com testes de ADN, com os maiores especialistas em bíblia, arqueologia e estatística. Para quem toma por certa a verdade de que tudo o que passa na TV é verdade, pode ter ficado perturbado ou mesmo até convencido de que tudo é verdade.
Porém, não é assim. Felicito a SIC pela iniciativa do debate breve exibido logo no final do documentário, mas suficientemente esclarecedor de que há muitas coisas mal explicadas, mesmo do ponto de vista científico. Neste debate a SIC convidou o P. Carreira das Neves, conhecido biblista franciscano e ainda uma especialista em provas de investigação forenses. Que o conhecido biblista levantasse dúvidas em muitas afirmações e conclusões precipitadas e, diria mesmo, mal intencionadas, não me admiro.
Porém, do ponto de vista científico, a especialista forense deixou bem claro que há procedimentos científicos mal efectuados ou, pelo menos, não esclarecidos suficientemente, parecendo até mesmo que alguns testes científicos não foram feitos prepositadamente porque os resultados da sua realização poderiam por a descrédito as conclusões forçadas que a equipa de investigação teimou em chegar.
- Porquê fazer testes de ADN dos ossários que supostamente continham os ossos de Jesus, se esses testes poderiam ser feitos aos próprios ossos, entretanto enterrados?
- Pelos testes de ADN feitos aos supostos ossários de Jesus e de Maria Madalena, pode-se concluir que esses ossos não provinham da mesma linhagem, ou seja, que não podiam ser parentes. E essa é a única conclusão dos testes de ADN. Porque correr em concluir que então Jesus e Maria Madalena foram casados? Não será que a tese já foi apresentada pelo Código da Vinci e agora se quer forçar arranjar provas científicas para confirmar essa tese? No mesmo túmulo haviam mais ossários, supostamente de familiares de Jesus. Não podiam esses ossos ser parentes do conteúdo de um dos outros ossários?
Disto se retiram algumas conclusões:
1. Há de facto uma luta e perseguição à Igreja no sentido de a por em descrédito;
2. Há de facto uma campanha para lançar dúvidas nos crentes, muitos deles pouco profundos na sua fé;
3. É de louvar todas estas investigações desde que sejam bem intencionadas;
4. Pode-se não acreditar em Jesus Ressuscitado, mas Ele continua a andar na boca, na mente e nas consciências de muita gente.

Etiquetas: ,

sábado, abril 7

PÁSCOA FELIZ!


São muitos aqueles que ainda esperam a libertação de Jesus nas suas vidas!
Que esta Páscoa, cada um de nós, viva a LIBERTAÇÃO que Jesus nos trouxe na Cruz!
Uma boa Páscoa para todos!
Um abraço amigo!

Etiquetas: