terça-feira, março 28

Vai lá vai e não leves a manta!

PARA REFLEXÃO

Isto há cada uma! Encontrei este "post" sem dúvida bem curioso num blogue amigo, publicado por um colaborador. Este texto fala do património que o nosso ex-candidato a Presidente da República, Mário Soares, dispõe actualmente.

O património:

Quota de valor nominal de 60.000 euros no capital social do Colégio moderno de João Soares e Filhos, com capital social de 75.000 euros.
Metade de uma viatura Renault 16 TS.
Biblioteca com 40.000 volumes, de valor indeterminado.
Pinacoteca, com obras de artistas portugueses, de valor indeterminado.

Imóveis:
Urbano, R.Dr. João Soares, Lisboa;
Urbano, Campo Grande, Lisboa;
Urbano, Nafarros, Sintra.
Urbano, Vau, Portimão.
Misto, Montes de Alvor, Portimão.
Rústico, Nafarros, Sintra.
Rústico, Nafarros, Sintra.
Rústico, Nafarros, Sintra.
Rústico, Bezuga, Setúbal

Capitais:
No BPI
Aplicações a prazo:
Depósito a prazo de 90.000 euros, à taxa de 2,35% com vencimento em 26/12/2005;
Depósito a prazo de 80.000 euros, à mesma taxa.
Títulos:
520 acções Brisa, a 6,85 euros cada;
205 acções Cimpor,a 4,55 euros cada;
1 acção Cimpor - D. INC,99, não cotada.
2.684 acções EDP, a 2,50 euros cada;
1.910 acções PT a 7,77 euros cada.
11 acções PT-D INC 2001, não cotadas
Na CGD
Fundos de investimento:

2.984 unidades de participação Caixagest-Tesouraria, total de 30.419,19 euros.
No Millenium BCP
Fundos de investimento:
855 unidades de participação no fundo Eurocarteira;
3690 unidades AF acções;
9869 unidades Fundos AF Multinvestimento;
100 unidades Valor Futuro;
753,77 unidades de participação no Fundo MI11 Curto Prazo, a 7,35 euros cada.
Títulos:
4750 acções BCP Nominativos, a 1 euro cada;
340 acções Brisa-Nom, a 1 euro cada;
561 acções EDP-Nom, a 1 euro cada;
102 acções PT-nom, a 1 euro.
Obrigações:
201 obrigações capital BCP 2005, a 5 euros cada.
Produtos estruturados:
48.000 unidades de participação Aplicação Rendimento Mensal, a 5 euros cada;
100 obrigações CG Arco Irís 2006, a 50 euros cada;
400 unidades de participação BCPI OBCX Valorização Europa, a 50 euros;
Produtos de Eficiência Fiscal:
4.000 unidades de participação Renda, com um montante acumulado de 19.951, 92 euros.

Observação: Coitados de nós Portugueses com Democratas desta envergadura.

segunda-feira, março 27

(In)felizes anúncios!

Rir é o melhor remédio
Quem frequenta a igreja habitualmente, já deve ter reparado que, à entrada, há quase sempre um painel onde se afixam cartazes, informações e avisos. A lista que se segue é um conjunto desses "avisos à comunidade" que, por descuido ou por outra razão qualquer, resultaram engraçados...

- Para quem tiver filhos e não o saiba, temos um espaço preparado para as crianças.
- Recordai na vossa oração todos aqueles que estão cansados e desconfiam da nossa paróquia.
- O torneio de basquetebol das paróquias continua com o jogo de quarta-feira à tarde: Vinde animar-nos enquanto derrotamos Cristo-Rei!
- Por favor, colocai as vossas ofertas no envelope, junto aos defuntos que quereis recordar.
- O pároco acenderá a sua vela na que está sobre o altar. O diácono acenderá a sua na vela do pároco e, rodando, acenderá um a um todos os fiéis da primeira fila.
- Terça-feira à tarde haverá jantar no salão paroquial à base de feijoada. Segue-se concerto.
- O custo da participação na reunião sobre “Oração e jejum” inclui as refeições.
-O grupo de recuperação da confiança em si mesmos reúne-se quinta-feira, pelas sete da tarde. Por favor, usem a porta das traseiras.
- Sexta-feira, às sete da tarde, as crianças do oratório representarão “Hamlet”, de Shakespeare, no salão da igreja. A comunidade está convidada a tomar parte nesta tragédia.
- Estimadas senhoras: não esqueçais a venda de beneficência! É uma boa maneira de se livrarem das coisas inúteis que estorvam em casa. Trazei os vossos maridos.
- O coro dos maiores de sessenta anos dissolver-se-á durante todo o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.
- Quinta-feira, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Pede-se a todas as senhoras que queiram formar parte do grupo das mães que se dirijam ao pároco, no seu cartório.
- Tema da catequese de hoje: “Jesus caminha sobre as águas”. A catequese de amanhã: “À procura de Jesus”.
Esta lista foi recolhida em http://noadro.blogspot.com . Original, no mínimo! Faz bem rir do vizinho... mas sempre sem maldade. Pelo menos estes anúncios nunca os terei à porta da nossa Igreja!

domingo, março 26

SOS RACISMO - UMA HISTÓRIA...

A seguinte cena aconteceu num vôo da British Airways entreJohannesburg e Londres.Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar, naclasse económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.Visivelmente perturbada, chamou a hospedeira de bordo."Qual é o problema, minha senhora"?, perguntou a hospedeira."Não vê? - respondeu a senhora - "vocês sentaram-me ao lado deum negro. Não posso ficar aqui. Você tem que dar-me outra cadeira"."Por favor, acalme-se - disse a hospedeira - "infelizmente,penso que todos oslugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".A hospedeira afasta-se e volta alguns minutos depois."Minha senhora, tal como lhe disse, não há nenhum outro lugar livre na classeeconómica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos maisnenhum lugar aqui, nesta classe. Temos apenas um lugar naprimeira classe".E antes que a mulher fizesse algum comentário, a hospedeira continua:"Veja, é pouco comum que a nossa companhia permita a um passageiro da classeeconómica sentar-se na primeira classe. Porém, tendo em vista ascircunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar umpassageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".E, dirigindo-se ao senhor negro, a hospedeira prosseguiu:"Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue na sua bagagem de mão,pois reservámos para o senhor um lugar na primeira classe..."E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam à cena,começaram a aplaudir, alguns de pé."
Se você é contra o racismo, publique esta história.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

Deus na blogosfera!

A Blogosfera é um mundo muito rico! Tem de tudo! É de verdade um espaço imenso onde também Deus deve marcar presença. E já lá está! Eis alguns blogues bem trabalhados e que vale a pena visitar. Afinal de contas Deus é mesmo Omnipresente! Até na blogosfera! É só clicar! Bom encontro com Ele!

Confessionário dum Padre; Padre Tó Carlos; Estação Nocturna; Guerreiro da Luz; Jardim de Luz; Ele está no meio de nós; Jesus Groove; Muralidades; No Adro; Padres Inquietos; Portinho de Abrigo; Ser Cristão; Ver para Crer

E muitos mais... é só seguir o "feeling" do clique. Ele anda por aí!

Aventuras Missionárias no Portugal profundo!


Nascente de água... abençoada!

O dia era chuvoso! Muito vento! Quinta feira ao final da tarde. Celebrava missa lá na capela no alto da montanha. Uma pequena aldeia. Não mais de uns 50 habitantes. Pensei: com esta chuva e este vento... num dia de semana ninguém me vai querer aturar! Cheguei à capela. Estava fechada. Nem viva alma. Estava quase na hora. Fui à procura de alguém que me pudesse dizer se não me tinha enganado no local. Confirmaram-me: "Alguém lhe vai abrir a porta!" Voltei. Espantei-me: já estava a capela aberta. Lá dentro não havia bancos! Uma senhora limpava com a vassoura aquilo que parecia uma inundação. "Não, disse-me, é que há uma nascente aqui dentro! Quando chove é assim!" Bom... vamos ficar todos de pé e com a água nos pés. Surpresa das surpresas: à hora de começar a missa a pequena capela estava repleta de gente. Creio que ninguém ficou em casa nesse dia. Celebrei a missa e partilhei com aquela gente linda e acolhedora a minha experiência missionária no Quénia. Ninguém arredou pé!
No final pedi desculpa por termos que ali estar assim naquelas condições por mais de uma hora. Agradeci pela forma como me acolheram e quiseram escutar e viver a fé de outros cristãos noutras paragens do mundo. Mas... "quem agradece somos nós, senhor padre! Não se esqueceu de nós e, mesmo aqui longe no cimo da montanha, não deixou de vir até nós! Obrigado!"
Se naquela tarde alguém saiu mais rico daquela celebração eu fui sem dúvida o primeiro!
A fé da nossa gente continua bem viva. Mesmo que muitos a queiram ver morta. Não é verdade!

terça-feira, março 21

Qual a verdade do 11 de Setembro?

Se não foi um boing a atingir o
Pentágono no 11 de Setembro:
o que foi?
Parece que há verdades que incomodam! Há muitas suspeitas de que não foi um avião a atingir o Pentágono no dia 11 de Setembro nos EUA. Isto quer dizer que há verdades comprometedoras sobre o 11 de Setembro que os EUA querem manter em segredo. Terá sido um missil? Há coisas que não batem certo nesta história. Veja este vídeo cliclando aqui. Há verdades que a razão desconhece... ou que alguém não quer que as conheçamos.

Iraque | 3 anos depois: mais de 70 mil mortos


EUA não quer contabilizar! Os números escondem-se depois de 3 anos.
A frieza dos números possíveis de contabilizar (à rebelia do Mr. Danger - palavras de Hugo Chavez):
- Pelo menos 33 mil e 600 militares estrangeiros perderam a vida. O total pode no entanto andar perto dos 38 mil.
- Entre os iraquianos, o número de mortos será muito superior. Alguns analistas bélicos supõem que entre civis não combatentes há a registar pelo menos 10 mil mortos em cada ano de guerra. O número andará nas quatro ou cinco dezenas de milhar até agora.
- A população iraquiana convive agora com recolher obrigatório, bombardeamentos diários, racionamentos de toda a espécie, movimentos de resistência à ocupação mais ou menos organizados e o agudizar dos conflitos entre as principais comunidades.
- O iraquiano médio está, no terceiro aniversário da guerra, pior do que na era Saddam Hussein.
Armas de destruição em massa? O que foram estes 3 anos de guerra? Não foram a destruição em massa tão proclamada? Parece que as armas não existiam lá: foram para lá levadas pelos EUA e os seus aliados!

segunda-feira, março 20

Amantes do Futebol... e religiosos!

Mundial 2006: Igreja alemã também se prepara

Entre 9 de Junho e 9 de Julho, nas 12 cidades que acolhem o campeonato do mundo, as igrejas estarão abertas para além do horário habitual, estando previstas uma série de iniciativas culturais e de fé.
O Cardeal Lehman, presidente da Conferência Episcopal, manifestou o desejo de que a hospitalidade seja um sucesso neste evento desportivo e pediu a colaboração das comunidades católicas de outras línguas que não o alemão, no acolhimento dos visitantes.
Para a Catedral de Munique está já prevista uma celebração ecuménica, para o dia inaugural do campeonato do mundo.

Muito Curioso...

Parece simples...

Para avaliar até que ponto o trabalho de um revisor de texto é dificultado até por processos mentais, leia o seguinte texto:
Sguedno um etsduo da Uinvesriadde de Cmabgirde, a oderm das lertas nas pavralas não tem ipmortância qsuae nnhuema. O que ipmrtoa é que a prmiiera e a utlima lreta etsajem no lcoal cetro. De rseto, pdoe ler tduo sem gardnes dfiilcuddaes... Itso é prouqe o crebéro lê as pavralas cmoo um tdoo e não lreta por lerta.

In O Brasileirinho, n.º 55, Janeiro de 2006, p. 54.

domingo, março 19

Sexo na Escola?!?!?


A manchete do Correio da Manhã de hoje: Sexo em 3000 escolas. O artigo anuncia que no próximo ano lectivo 3000 escolas irão ter aulas de Educação para a Saúde (incluindo Educação Sexual).

Comento: Educação Sexual ou Sexo nas escolas? Creio que o mesmo título manifesta a grande confusão que vai na cabeça das pessoas. É certo que somos o país da Europa com mais casos de gravidez precose. É necessário tratar do problema. Mas... será que estamos a seguir o caminho certo? Ñão caberá aos pais falar desses assuntos aos seus filhos? Dizemos que não estão preparados. Ok! Então os professores, que também são pais, já estão preparados! Em que ficamos?
Creio que antes de falarmos aos mais jovens sobre este tema tão central da nossa vida temos que aprender nós a viver com a sexualidade em nós mesmos. A sexualidade vai muito para além do sexo. A sexualidade deriva antes de tudo da nossa afectividade, da nossa capacidade de amar. Porque sexo ou sexualidade sem amor, perdoem-me a expressão, é simplesmente satisfação animalesca dos nossos instintos de sobrevivência. Os animais não têm afectividade nem amor nos seus instintos de sobrevivência. Nós, humanos sim! Pelo menos assim deveriamos ter. Cuidado para não acabarmos como os animais: ter sexo para sobrevivência.
Podeis perguntar: que sabe um padre destas coisas? Bom... sei só uma coisa: pelos comentários dos adolescentes com quem vivo todos os dias, parece que o tema suscita mais curiosidade em experimentar sensações do que propriamente comportamentos de prevenção. A distribuição gratuita de pílulas e perservativos nas escolas pode prevenir casos de gravidez precose. Mas... será a atitude correcta para formar homens e mulheres sexuados afectivamente? A relação sexual é algo de muito íntimo. A virgindade é aquilo que mais íntimo e sagrado temos na nossa vida afectiva. Dá-la ou desbaratá-la com qualquer um@ que aparece na esquina é deixar-nos sem a mais sublime intimidade pessoal para dar à pessoa amada da nossa vida.
Mais algumas perguntas que ficam para reflectir:
- Temos professores maduros e preparados para falar sem tabus, mas com responsabilidade, sobre esta realidade aos adolescentes e jovens?
- Dar pílulas e preservativos a quem os peça é a solução?
- Estamos conscientes dos efeitos secundários maléficos do uso regular da pílula por adolescentes e jovens? Não ouço falar destas realidades... serei surdo ou não interessa saber?
Creio que a manchete do diário, sem o querer, anuncia a realidade que teremos se não abordamos da forma correcta esta questão: vamos ter sexo nas escolas! Só faltará mesmo criar salas de "chuto" sexuais nas escolas!
Já agora... vale a pena pensar nisto! E dêem ouvidos à mãe e investigadora Clara Pinto Correia no mesmo artigo.

sexta-feira, março 17

A vergonha do Controlo das Armas


As Armas Estão Fora de Controlo

Apesar dos danos que causam, ainda não há uma legislação internacional vinculativa e abrangente que controle a exportação de armas convencionais. O comércio global de armamento que coloca as armas nas mãos de assassinos é um grande negócio. E está fora de controlo!
» O valor das exportações globais (autorizadas) de armas é de 21 biliões de dólares por ano.
»O tráfico de armas ilegais é o terceiro negócio sujo mais lucrativo do mundo, a seguir ao tráfico de droga e ao tráfico de seres humanos.
» Existem 639 milhões de armas de pequeno porte no mundo, uma por cada dez pessoas, produzidas por mais de 1.000 empresas em 98 países diferentes.
» São produzidas todos os anos 8 milhões de armas de pequeno porte.
» São produzidos todos os anos 16 biliões de cartuchos de munição, que representam mais de 2 balas por cada homem, mulher e criança no planeta.
» Quase 60% do total de armas de pequeno porte estão em mãos de civis.
» É estimado que 80 a 90% de todas as armas de pequeno porte ilegais provêm do comércio legal.
O custo humano:
» Em média mais de 500.000 pessoas são mortas por armas convencionais todos os anos: uma pessoa por minuto!
» Na I Guerra Mundial, 14% do total das baixas foram civis. Na II Guerra Mundial este valor subiu para os 67%. Em alguns conflitos actuais este valor é superado.
» Existem 300.000 crianças - soldado envolvidas em conflitos.
» A tortura e o tratamento desumano praticado pelas forças armadas e de segurança foi verificado, como prática corrente, em mais de 70 países, entre 1997 e 2000.
» Mulheres e jovens raparigas foram violadas sob ameaça de armas durante conflitos armados (15.700 no Ruanda e 25.000 na Croácia e na Bósnia).
A proliferação das armas e a sua má utilização destrói vidas e impede os países de se desenvolverem:
» 1/3 dos países do mundo gasta mais na defesa e em equipamento militar do que nos serviços de saúde e de segurança social.
» Uma média de 22 biliões de dólares por ano é gasta em armas pelos países de África, Ásia, Médio Oriente e América Latina. Metade desta quantia poderia permitir que cada rapaz e cada rapariga, dessas regiões, frequentasse o ensino primário.
» A despesa de El Salvador em serviços de saúde para lidar com os efeitos da violência atinge os 4% do seu PIB.
» Quase metade dos países (42%) com maiores gastos na defesa estão entre as últimas posições relativamente ao Desenvolvimento Humano. A Eritreia, por exemplo gasta mais de 20% do seu PIB em equipamento militar.
» Em África as perdas económicas derivadas da guerra ascendem a 15 biliões de dólares por ano.
» Os gastos totais em Defesa do Paquistão representam 1/3 do seu PIB.

O papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas:
» Os governos mais poderosos do mundo (que são também os maiores fornecedores de armas a nível mundial), têm uma grande responsabilidade no controlo do comércio mundial de armas.
» Os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança (E.U.A, Rússia, China, França e Reino Unido) juntos representam 88% das exportações mundiais de armas convencionais. Estas exportações contribuem, regularmente, para graves abusos de direitos humanos.
» Nos últimos 4 anos os E.U.A, o Reino Unido e a França ganharam mais das exportações de armas para África, Ásia, Médio Oriente e América Latina do que deram em ajuda ao desenvolvimento.
Participa já na campanha "Um milhão de Rostos".

Darfur - Sudão


MILHÃO DE VOZES

Brian Steidle, ex-oficial dos marines norte-americanos, lançou a campanha Save Darfur – Salve Darfur para pressionar o presidente Bush a apoiar uma força multinacional mais forte que proteja os civis da província ocidental do Sudão.A população negra do Darfur é massacrada, desde 2003, pelos janjawid, milícias árabes apoiadas pelo Governo de Cartum. Duzentos mil civis morreram e dois milhões foram forçados a abandonar as terras. Mais de 200 mil refugiaram-se no Chade e 350 mil podem ser vítimas da fome ou doença se nada for feito.A história do Darfur está marcada pela tensão constante entre os agricultores negros islamizados e os pastores árabes pelo controlo da terra e da água.Em Fevereiro de 2003, dois movimentos do Darfur pegaram em armas para defender os direitos da população negra. O Governo respondeu com ataques aéreos e através dos Janjawid.A comunidade internacional tem-se mostrado impotente para parar o massacre. Não foi além de gestos diplomáticos pouco efectivos. Os Estados Unidos e a União Europeia financiaram o envio de cerca de 7000 tropas da União Africana (UA). A força multinacional é incapaz de implementar o cessar-fogo assinado há dois anos no Chade entre Governo e rebeldes.No início de Março, a UA passou a chefia da força de manutenção de paz para as Nações Unidas. Cartum, contudo, não admite a presença de forças não africanas no Darfur.Sê uma do milhão de vozes pelo Darfur. Envia um postal ao presidente George W. Bush a pedir que use a sua influência para apoiar uma força multinacional mais forte que proteja os civis do Darfur. Clica aqui.
O postal diz: «Querido Presidente Bush, durante o seu primeiro ano na Casa Branca, escreveu na margem de um relatório sobre o genocídio ruandês "Nunca sob os meus olhos". Peço-lhe que assuma essas palavras para usar o poder do seu cargo para apoiar uma força multimacional mais forte para proteger os cicis do Darfur».O formulário está em inglês. No campo «First Name» escreve o teu nome; em «Last Name», o teu apelido, em «Email» o teu endereço electrónico e em «Zip/Postal Code» escreve Portugal. Depois clica em «Send Postcard».Obrigado.

A terra em miniatura

Clica na imagem para visualizar o mapa da pobreza
O mundo tem cerca de 6 biliões de habitantes. Mas…se pudéssemos reduzir a população da Terra a uma pequena aldeia de exactamente 100 habitantes, mantendo as proporções existentes actualmente, seria algo assim:
- Haveriam: 57 asiáticos, 21 europeus, 4 pessoas do hemisfério oeste (tanto norte como sul) e 8 africanos;
- 52 seriam mulheres, 48 homens, 70 não seriam brancos, 30 seriam brancos, 70 não cristãos, 30 cristãos;
- 6 pessoas possuiriam 59% da riqueza de toda a aldeia e os 6 (sim, 6 de 6) seriam norte americanos. Das 100 pessoas, 80 viveriam em condições subhumanas;
- 70 não saberiam ler, 50 sofreriam de desnutrição, 1 pessoa estaria a ponto de morrer, 1 bébé estaria prestes a nascer. Só 1 (sim, só 1) teria educação universitária ;
- Nesta aldeia haveria 1 só pessoa que possuiria um computador. Ao analisar o nosso mundo desta perspectiva tão reduzida, é quando se faz mais premente a necessidade de aceitação, entendimento, e educação;
- Agora pensa... Se te levantaste esta manhã com mais saúde que doenças, então tens mais sorte que os milhões de pessoas que não sobreviverão esta semana;
- Se nunca experimentaste os perigos da guerra, a solidão de estar preso, a agonia de ser torturado, ou a aflição da fome, então estás melhor do que 500 milhões de pessoas;
- Se podes ir à tua igreja sem medo de ser humilhado, preso, torturado ou morto... Então és mais afortunado que milhões de pessoas no mundo. Na China, por exemplo, há muitos cristãos, padres e mesmo bispos que estão presos, perseguidos e torturados só por serem cristãos;
- Se tens comida no frigorífico, roupa no armário, um tecto sobre a sua cabeça e um lugar onde dormir, então és mais rico que 75% da população mundial;
- Se tens algumas notas na carteira e tens algumas moedas num cofrezinho...já estás entre os 8% mais ricos deste mundo.

terça-feira, março 14

Sementes do Verbo em terra Pokot



Deus-Amor também
se chama TOROROT

É muito comum pensarmos nos povos em vias de desenvolvimento como pobres, analfabetos, primitivos e sem muita formação.
Quero deixar-vos hoje um pequeno testemunho. Fala-vos de um povo com quem vivi no noroeste do Quénia entre os anos de 1997 a 2002: os Pokot. São pastores. Seminómadas. Apaixonei-me pela sua forma de viver. Simples. Terra a terra. Com Deus sempre presente. Deus que na sua língua se chama Tororot. Um Deus que eles sabem que os ama. Um Deus entrelaçado com cada pedaço das suas vidas.

Relato-vos uma cerimónia tradicional pokot: "Parpara". Fala-nos do valor do perdão e da reconciliação. Não a aprenderam dos missionários, nem muito menos dos outros (muito poucos!) cristãos daquela etnia africana. Está-lhes no sangue. É a sua cultura, tradição e costume.

Sensivelmente um mês antes de uma mãe dar à luz o seu primeiro filho ou filha, as famílias da parte do pai e da mãe reúnem-se. É um dia de festa. Todos os convidados trazem um pouco de leite, chá ou mesmo leite já colhado (para nós algo parecido com o iogurte!). É o seu contributo para a festa.
Na cabana da futura mãe, reúnem-se um dos profetas tradicionais (werkoyon - na língua pokot), alguns dos convidados e as duas famílias. Iniciam a celebração com orações e ladainhas, invocando Deus (Tororot) e todos os antepassaodos. De seguida o profeta derrama uma mistura de cerveja tradiocnal (maritina - na língua pokot) com mel pelo chão. Lê depois a forma como essa mistura se espalha pelo chão, anunciando bençãos e perigos da vida desta criança que vai nascer. Finalmente, as duas familias, reunidas em volta do casal e do profeta, fazem aquilo a que se chama a "purificação" de todo o passado de problemas, tensões e conflitos entre as duas familias. Objectivo: permitir à criança que vai nascer um clima de serenidade e de paz entre as familias dos seus pais. Desta forma está assegurada para a criança as maiores bençãos decorridas duma atitude de perdão e reconciliação entre as duas famílias.
Os Pokot já sabem o que é a reconciliação. Já vivem no seu dia a dia o que significa viver em paz e harmonia tão desejada por Deus e pedida por Jesus Cristo. O trabalho do missionário é descobrir, assim, onde essas sementes do Verbo estão já a actuar no meio dos povos a que é enviado. Não vai levar novidades. Vai aprender a vivê-las junto com o povo a que é enviado.

E que bonita é esta vida missionária...
...Aprendi que também Deus-Amor se chama TOROROT!

O outro lado do mundo...

Pobreza, miséria e desgraça a nu...
para sensibilizar corações!


A RTP vinha a anunciar há alguns dias, "com pompa e circunstância," uma grande reportagem da jornalista Judite de Sousa sobre o trabalho da ONU na República Democratica do Congo. E sentei-me para ver. Gostei de ver que afinal a pobreza em África até chama a atenção dos media. Não gostei a forma como o nosso ex-primeiro ministro saiu como o grande protagonista da dita reportagem. Foi muito protagonismo filantrópico para demasiada pouca busca jornalistica das razões pelas quais, por exemplo, cada 5 segundos morre uma criança no mundo por falta de nutrição.


"Só com imagens destas realidades é que conseguimos que os países mais ricos se movem para fazer algo por esta situação!" - palavras de António Guterres na mesma reportagem. É demasiado vergonhoso que assim seja. Mas é disso que o meu povinho gosta, e... pelos vistos, também os políticos: "Sangue, guerra, crianças a morrer de fome, pobreza extrema..." Espectáculo! E mais reality show! Muito mal vão os homens e mulheres deste mundo se só com imagens chocantes deixam o seu coração ter uma actitude de bem fazer e de caridade!
Fica ainda muito por dizer e investigar, Judite de Sousa! Porque é que se há produção suficiente de alimentos para toda a humanidade para que ninguém passe fome, são milhares aqueles que não sobrevivem diariamente? Estará, de facto, a ONU a fazer uma trabalho necessário? Eu não duvido que sim, mas... não será que os governos corruptos de muitos destes países em vias de desenvolvimento estarão a beneficiar e a abusar das ajudas externas? Porque é que as populações se queixam tantas vezes que os alimentos doados pela ONU nunca chegam na sua totalidade ao seu destino? A culpa morre sempre solteira? Isso sim, sra. jornalista, seria talvez um jornalismo mais realista, mais honesto e mais denunciador das injustiças que se cometem por essa África fora.
Já agora, deixe-me completar a sua reportagem. Perguntava quem seriam os culpados do genocídio do Ruanda e do Burundi com uma palavra apenas: CULPA... disse-o hoje no jornal da noite da TVI Miguel Sousa Tavares: os franceses! Até daria uma boa história, não?

sexta-feira, março 10

Os Pobres que se arranjem!

Quem é pobre... é sempre pobre!
As Nações Unidas, na pessoa do seu Secretário Geral Kofi Annan, lançaram o Fundo de Emergência para desastres naturais. Esta é uma campanha de ajuda internacional urgente e inovadora para alguns países em grandes dificuldades de seca e fome, sobretudo em África. Aliás, essa iniciativa tinha já sido acordada em Dezembro 2005 pelos 191 estados membros. A curto prazo os governos mundiais deveriam a juntar 500 milhões de dólares para o fundo de emergência internacional. Mas… parece que terão que ser os próprios países pobres a solucionar os seus problemas.

O Fundo
O Reino Unido lançou um apelo urgente à comunidade internacional: vários países da África estão em necessidade vital de ajuda por causa da seca severa vivida há meses. Kofi Annan, secretário geral das Nações Unidas (ONU), acolheu o desafio e lançou uma campanha desde Nova York: criar um fundo de emergência de 500 milhões de dólares para lidar com estas emergências. Esta é uma forma nova de ajudar situações de crise. Basicamente funciona através de recolha de fundos junto dos governos de cada país. «Até hoje, cada vez que uma crise surge, a ONU tem apelado o mundo para enviar ajudas financeiras. Esta forma de responder às crises necessita muito tempo para ser efectiva, além de custar muitas vidas. Agora, com esta fonte única de angariação de fundos, as crises esquecidas deverão ser menos, além de se evitar por tanto ênfase no passar “do saco” sempre que uma crise aparece» - afirmou Hilary Benn, Secretário Internacional da ONU para o Desenvolvimento.
Segundo Greg Puley, conselheiro estratégico da Oxfam, são vários os países a necessitar de ajudas mais que urgentes e desde há muito esquecidos: África Central, Costa do Marfim, Chade ou mesmo Sudão… já esquecido por muitos!

Uma vergonha
Mas os milhões de pobres não interessam aos países desenvolvidos. Segundo a BBC, nas palavras do Sr. Egeland, coordenador do Fundo de Emergência da UN, até agora só cerca de 200 milhões de dólares foram angariados. São necessários mais 450 milhões. Países ricos como a Alemanha e Japão ainda não responderam, ao passo que países em desenvolvimento como Paquistão, Índia e Egipto já doaram para este fundo.Mais uma prova de que nunca serão os ricos a ajudar os pobres, mas sim “os pobres que se arranjem!” Os mais rejeitados são sempre os mais esquecidos! Não é admissível que cerca de 59 por cento da riqueza mundial esteja nas mãos de somente seis por cento da população mundial. Seis por cento… americanos!
Haja vergonha no meio desta política internacional que já cheira mal.

Da Etiópia para Israel


VAI, VIVE E FAZ-TE

Mais de 35 mil etíopes foram levados para Israel entre 1981 e 1991 em operações sucessivas de pontes aéreas. São falachas, judeus negros que viviam na serra de Simien, no Norte da Etiópia, durante séculos. Chamam-se a eles próprios «Beta Esrael», a Casa de Israel.«Vai e Vive» - «Va, Vis et Deviens» na versão original – apresenta no grande ecrã o drama épico vivido pelos falachas desde o início da viagem até à (des)integração em Israel. Fá-lo através da odisseia do pequeno Schlomo. Os horrores da viagem, as dificuldades de adaptação, o medo, a desconfiança, o racismo, os conflitos de identidade – muitos dos evacudos, como Schlomo eram, de facto, cristãos que se fizeram passar por falachas para escaparem à fome – o conflito israelo-árabe, o amor, a saudade num arco de 20 anos.Um filme denso, cheio de beleza, mas também de dor e violência, que retrata o ambiente cénico e multicultural da Etiópia, a sonoridade do amárico, as suas danças e maneirismos, a beleza impar das suas gentes.O filme é realizado por Radu Mihaileanu, «um judeu que fala romeno com sotaque francês e francês com sotaque romeno.»O desempenho de Yael Abecassis, uma safardita francesa e mãe adoptiva de Schlomo, é simplesmente deslumbrante.O filme está em exibição no King Triplex.

Notícias do outro mundo!


Enganos de mail ui!!!!
O que faz um engano no endereço do mail
Um indivíduo faz o check-in num hotel na Austrália. Havia um computador no quarto, por isso pensou enviar um e-mail à mulher. Contudo, ao escrever o endereço engana-se, sem que desse pelo erro, envia o e-mail.
No entanto.........algures em Houston, uma viúva tinha acabado de chegar do funeral do marido. A viúva decide ir à sua caixa de correio electrónico na expectativa de encontrar mensagens de familiares e amigos. Após ler a primeira mensagem, ela desmaia. O filho entra no quarto a correr, encontra a mãe no chão, e repara no ecrã do computador que diz:
Para: Minha querida esposa.
Assunto: Já cheguei.
Data:3 Junho 2005.
Sei que estás admirada por receberes notícias minhas, eles agora têm cá computadores, e permitem que se enviem e-mails aos nossos entes queridos. Acabei de chegar e já me fizeram o check-in. Estou a ver que já prepararam tudo a contar com a tua chegada amanhã. Sem mais de momento fico, na expectativa de te ver amanhã! Espero que a tua viagem seja tão sossegada quanto a minha.
P.S. Está um calor abrasador cá em baixo ! !

domingo, março 5

Padres passam noite na esquadra

Roubado e... "burro"cratizado!
O Seminário dos Missionários Combonianos, em Viseu, foi assaltado na noite de sábado para domingo. O assaltante forçou uma das entradas do Seminário e, depois de já se ter apropriado de um ecrã de computador, foi surpreendido em flagrante delito.

Esta noite passei-a na esquadra da polícia. Perguntais e bem: "que fez o padre de grave para passar a noite na esquadra?" Nada... ou até muito pouco! Desvendo o mistério:
O seminário onde vivo foi assaltado. Nada de muito grave, à parte de umas portas forzadas e um ecrã de computador roubado. Até aqui nada de muito anormal! O curioso desta história é que um colega meu e um jovem colaborador surpreendem o larápio em plena sala de televisão pronto a fazer o seu trabalho. Logo fui chamado a cena, já depois da meia noite, pelos meus colegas. Abordamos o pobre ladrão. Não era violento, nem tentou fugir (sorte a nossa!). Não estava em posse de nenhum material furtado. Onde o teria metido? Tentou o ladrão convencernos de que só queria passar a noite fria no quentinho de uma casa. Argumentava ser um vádio que não tinha onde reclinar a cabeça! A conversa não nos convenceu. Decidimos passar em revista o resto da casa para logo nos darmos conta do furto do material acima referido. Já chegava de cantigas! Ele havia entrado já uma hora antes. Tinha já posto "a salvo" o precioso material na sua casa, afinal a dois passos aqui do seminário. Chamamos a polícia. O intruso já lhes era conhecido. Depois de muita conversa acabou por confessar que tinha sido ele o autor do furto e logo a policia o levou a sua casa para reaver os bens roubados. Entretanto eram já quase duas horas da manhã. Fomos todos para a esquadra. E agora a razão deste "post":
Entre papeis e mais formulários para preencher no sentido de oficializar a detenção e recuperação do material furtado, assinatura aqui e acolá, saímos da esquadra já depois das 5 da manhã. Ah! E esqueci-me de dizer: tudo estava sendo inserido informaticamente no novo sistema de recolha de dados da PSP, sistema último grito! 3 horas de "burro"cracias!
Resultado: o "amigo do alheio" ficou detido e nós notificados para estar presentes no tribunal amanhã, segunda feira.
Alguns pensamentos soltos depois desta experiência: será que vale mesmo a pena apanhar um larápio em flagrante? E para quê chamar a polícia? Para passar horas na esquadra a formalizar uma detenção? Valerá a pena todo este trabalho para o "fulano" vir cá para fora em dois tempos? E afinal o governo quer tanto entrar na era tecnológica que até a nossa PSP já lá está... e com isso nos faz passar horas a fio na esquadra!
Assim vai o nosso cantinho à beira mar plantado tão lindo e tão "burro"cratizado!

sexta-feira, março 3

O grande amor de Sócrates... que dirá hoje Manuel Alegre?

Nuvem negra sobre Souselas?


Segundo as informações nos média, devemos saber hoje, sexta-feira, quais as centrais cimenteiras que irão ser transformadas de productoras de materiais de construção, para autênticos caixotes do lixo industrial. Vale bem o ditado: "de cavalo para burro!" O governo lá saberá quais as razões e necessidades.
Convém lembrar às mentes mais esquecidas o grande alarido que em Agosto de 2001 o então Ministro do Ambiente e hoje Primeiro Ministro, José Socrates, provocou com aquilo a que Manuel Alegre chamou então como "teimosia", "obsessão" e "arrogância" todo o projecto de instalar as co-incineradoras em Portugal.
Passados 5 anos, o nosso criador de "jobs for boys" parece ter voltado com nostalgia a um antigo e muito querido amor seu.
Curioso é que pouco ou nada se tenha falado na opinião pública ou nos media acerca deste assunto. Pelo menos o governo (com maioria absoluta, o que não me parece querer dizer, de ditadura!) parece ter só tirado este coelho da cartola assim sem ninguém esperar. Não será que as populações deveriam hoje de novo ser consultadas? Será que o facto de os estudos ambientais(encomendados pelo próprio governo) corroborarem as intenções do governo, já se pode passar por cima de tudo e de todos? Bom... afinal os grandes amores são sempre grandes amores e, pelos vistos, não muito fáceis de esquecer.
Para onde vais ò meu Portugal querido? Não será bom que o hoje mais conceituado Manuel Alegre deveria avançar com algo mais do seu movimento pela cidadania?

Mais informações audio sobre o tema: http://www.rr.pt/noticiaAsx.asp?ID=159074

Ouro que mata de fome!


No Quénia, em 2001, na rota dos filões de ouro. Mulher Pokot em busca da pepita da sorte no meio da terra retirada das imensas cavernas escavadas sem condições de segurança. Uma pepita rara poderá ajudá-la a alimentar os seus vários filhos... até quando viver nesta dependência?